21/06/2021

CoronaVac é a vacina que mais protege contra mortes por Covid, diz estudo

Alvo de uma feroz disputa ideológica, cujo pano de fundo é o protagonismo da China no tabuleiro da geopolítica mundial, a vacina da CoronaVac vem, no entanto, surpreendendo e desafiando seus detratores, a exemplo do mais notório, Jair Bolsonaro. Um estudo sobre eficácia das vacinas contra a Covid-19 aponta que o imunizante produzido pelo Instituto Butantan é o que mais oferece proteção contra os casos graves da infecção evitando, assim, a quase totalidade das mortes.

Os dados revelam que o imunizante apresenta uma proteção de 97% para casos graves da doença, 77,96% para casos moderados que precisem de atendimento e 50,4% para casos muito leves, que não necessitam de cuidados médicos. O levantamento foi produzido pelo ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do STF (Supremo Tribunal Federal), Wanderson de Oliveira, por meio do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde.

Já a cobertura das outras vacinas para casos graves ficou um pouco abaixo do imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. A Astrazeneca ofereceu proteção de 90%, a Pfizer, de 80%, e a Janssen e Sputnik V, 85%.

Por Alderi Dantas, 21/06/2021 às 23:07

0 Comentários:

Postar um comentário