26/07/2016

Eleições 2016

Nem todo candidato é um Barack Obama


Baseadas nas principais regras do marketing, as orientações quando aplicadas de forma funcional têm o poder de influenciar positivamente o desempenho eleitoral de um candidato. Veja que todas as práticas usadas por Obama já haviam sido testadas com sucesso por outros anunciantes. Entretanto, o grande diferencial da sua campanha foi a amplitude das ações e o fato de todas as possibilidades da comunicação digital terem sido exploradas de maneira eficiente.

Barack Obama é uma MARCA que foi CRIADA praticamente do ZERO e tornou-se a marca mais lembrada e mais influente de todo o mundo em apenas 2 anos.

Obama, no entanto, tem outras diferenças. Uma delas foi ter dito sem soletrar a máxima: “Livre-se dos bajuladores! Mantenha por perto pessoas que te avisam quando você erra”.

Faça a campanha de forma eficiente e tenha uma boa eleição. A dica é da AD Comunicação Integrada: 84 99919 4360 (Alderi Dantas).

PERFIL DOS ELEITORES DO MUNICÍPIO DE ASSÚ EM 2016

Por Joacir Rufino de Aquino & Maurício Miranda, economistas e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de divulgar as “Estatísticas Eleitorais 2016”. As referidas informações, disponíveis para consulta pública na rede mundial de computadores (internet), permitem identificar o quantitativo de eleitores de cada município brasileiro, bem como retratar algumas características das pessoas aptas a votarem nas eleições que ocorrerão no início do mês de outubro do corrente ano.

Em relação à Assú, oitavo município mais populoso do Rio Grande do Norte (RN), o levantamento do TSE identificou 40.798 eleitores. Tal contingente representa 1,7% do universo potiguar, que conta com 2.401.871 votantes (http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2016/eleicoes-2016).

O eleitorado assuense é formado predominantemente por mulheres. Do total de registros, o público feminino representa a maioria, com 21.311 eleitoras cadastradas (52%), enquanto os eleitores homens com títulos identificados somam 19.487 (48% do total).

No que diz respeito à faixa etária, os dados compilados demonstram que os eleitores de Assú são majoritariamente jovens e pessoas abaixo dos 40 anos de idade. De cada 100 votantes da localidade, 17 têm entre 16 e 24 anos, 35 se encontram na faixa de 25 a 39 anos e 48 têm idade igual ou superior a 40 anos.

Já quanto ao nível educacional, os números oficiais publicados pelo TSE revelam uma realidade preocupante. Isso porque mais da metade do eleitorado assuense é analfabeto (10%), somente lê e escreve (15%) ou ainda não concluiu o ensino fundamental (26%). Por sua vez, apenas 4% estão cursando a graduação e 7% têm o ensino superior completo.

Nesse quesito, em particular, percebe-se que apesar dos esforços que têm sido feitos nos últimos anos no sentido de ampliar a quantidade vagas nas escolas, de se melhorar as condições do transporte escolar, do oferecimento de incentivos por meio de ajudas financeiras e da criação de vários programas de alfabetização de jovens e adultos, a situação ainda é bastante desalentadora.

As informações apresentadas possibilitam, assim, uma visão panorâmica do público das eleições no município em tela. Provavelmente, os candidatos a prefeito e vereadores antenados com realidade vão ajustar seus discursos e propostas de trabalho ao perfil de cada segmento demográfico com suas necessidades particulares.

Mas, além dos aspectos políticos mencionados, afloram outras questões relevantes. Entre elas, sem dúvida, fica patente que um dos maiores desafios do novo chefe do executivo municipal deverá ser a melhoria do precário quadro educacional vigente. Uma agenda progressista nessa área é estratégica para promover o desenvolvimento local. Afinal, a educação é um requisito essencial para garantir cidadania e ampliar as chances de inserção competitiva da população em idade ativa no mercado de trabalho.

Prestação de contas eleitorais

Com o objetivo de registrar a movimentação financeira da campanha e gerar prestação de contas eleitoral, já está disponível para download o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). O programa pode ser acessado no endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em www.tse.jus.br.

Candidatos e partidos políticos devem estar atentos aos prazos estabelecidos por lei. O SPCE deverá ser instalado no computador do usuário para preenchimento das informações.

Este ano o sistema foi adaptado às mudanças referentes à Lei nº 13.165 (Reforma Eleitoral 2015). Dentre outras mudanças, a legislação determina o envio à Justiça Eleitoral dos dados sobre o financiamento a cada 72 horas, contadas a partir do recebimento da doação.

Candidatos não podem usar nomes vinculados à administração pública

Os candidatos que disputarão as Eleições Municipais deste ano não poderão utilizar como nome em seu registro quaisquer expressão ou sigla que façam referência a órgão da administração pública direta ou indireta, federal, estadual, distrital e municipal.

A proibição está contida no art. 31, §2º, da Res. TSE nº 23.455/2015 e tem como objetivo evitar que os candidatos beneficiem-se do trabalho desenvolvido nesses órgãos ou mesmo qualquer ligação que tenham para obter vantagem sobre os demais candidato

Ficam proibidas, portanto, nomes de candidatos que façam referências a órgãos públicos, tais como "Fulano do INSS", "Ciclano da EMATER", "Beltrano da Prefeitura", por exemplo.

Fique esperto!

Ilustração: TSE
Candidato não pode discursar em eventos oficiais pagos com dinheiro público. Isso pode trazer problemas não só para o candidato, mas também para o agente público que permite que isso aconteça.

Alderi Dantas, 26/07/2016 às 19:00

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