27/07/2016

Eleições 2016

Entenda os seus eleitores e faça uma comunicação segmentada

Não é possível fazer um trabalho fundamentado de marketing político sem executar esforços para conhecer profundamente os grupos de eleitores, que geralmente são dois. Essa é a primeira e, talvez, a mais importante dica para começar a caminhada rumo a vitória em uma eleição. Marqueteiros que compreendem mal o cenário que estão incluídos estarão quase sempre fadados ao fracasso, dado que correrão o risco de formular estratégias equivocadas no decorrer de qualquer processo político ou eleitoral.

Existem muitas formas de se conhecer os eleitores. Das mais técnicas, como grupos focais, netnografia e pesquisas quantitativas, a conversas informais e aparentemente despretensiosas com populares. É importante que o marqueteiro e o agente político tenham um controle estatístico sobre os eleitores-alvo. Quando o perfil dos eleitores for significativamente diferente, é sempre sugerida a construção de diferentes grupos que mais tarde poderão ser utilizados para comunicação segmentada.

Faça bonito na sua campanha eleitoral com as dicas da AD Comunicação Integrada: 84 99919 4360 (Alderi Dantas).

Cresce número de municípios que podem ter 2º turno em outubro

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 92 municípios do país têm mais de 200 mil eleitores e podem eventualmente ter de realizar segundo turno, no dia 30 de outubro, para escolher prefeito e vice-prefeito. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro.

Das 26 capitais dos estados, 25 podem ter segundo turno em outubro. Não há eleições municipais no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE). Em Tocantins, não há nenhum município com mais de 200 mil eleitores.

São Paulo é o estado com maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores, sendo 28 no total. Em seguida, vem o estado do Rio de Janeiro, com dez municípios, Minas Gerais, com oito, e Paraná e Rio Grande do Sul, com cinco cada um.

Nas últimas eleições municipais, em 2012, 83 municípios tinham mais de 200 mil eleitores. Agora, outras nove cidades atingiram esse número no eleitorado e passam a contar com a possibilidade de segundo turno. São elas: Boa Vista (RR), Caucaia (CE), Caruaru (PE), Governador Valadares (MG), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Praia Grande (SP), Suzano (SP), Taboão da Serra (SP).

Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo. Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados.

Sistema de candidaturas da Justiça Eleitoral já tem primeiro registro aceito

O primeiro pedido de registro de candidaturas a prefeito e vice-prefeito das Eleições Municipais de 2016 foi da cidade de Batatais, interior de São Paulo. A solicitação partiu da coligação formada pelos partidos PSD e PMDB.

O prazo das convenções partidárias iniciou no último dia 20 de julho e segue até o dia 05 de agosto. A partir da escolha em convenção partidária, o requerimento de registro de candidatura a prefeito, vice-prefeito ou vereador pode ser apresentado até as 19h do dia 15 de agosto.

Apesar do primeiro pedido ter vindo do interior paulista, o primeiro registro aceito pelo Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016 da Justiça Eleitoral, para prefeito e vice, procede de Coronel Murta, interior de Minas Gerais.

Eleitores X Grau de escolaridade

Metade dos eleitores do Rio Grande do Norte não tem o ensino fundamental completo. É o que apontam os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o levantamento, 49,56% do eleitorado no estado é formada por pessoas pessoas analfabetas, que sabem ler e escrever ou com ensino fundamental incompleto.

Segundo os dados apresentados pelo TSE, quando observada a escolaridade, a maior parcela do eleitorado tem o ensino fundamental incompleto, 28,17%. Além disso, 14,02% sabem ler e escrever, enquanto 7,35% são analfabetos. 0,02 não informaram o grau de escolaridade.

Enquanto isso, dentre os outros cerca de 50% dos eleitores, 19,96% tem o ensino médio completo e 17,19% tem o ensino médio incompleto. Apenas 7,63% do eleitorado tem o ensino superior completo.

Ao todo, 2.401.871 eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais de 2016, segundo o TSE.

Evite encrenca

Ilustração: TSE

Alderi Dantas, 27/07/2016 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário