18/01/2016

Aluguel tem queda real de 12,6%

A retração do mercado imobiliário em 2015 atingiu com mais força o segmento de aluguel de imóvel. O preço médio dos novos contratos de aluguel caiu pela primeira vez desde 2008 no ano passado, de acordo com o Índice FipeZap, que acompanha o valor anunciado de locação em nove cidades brasileiras. 

O recuo foi de 3,34% que, se descontada a inflação pelo IPCA, chega a uma queda real de 12,66%. A desaceleração do mercado de aluguel vem ocorrendo há pelo menos um ano e meio e, a partir da metade do ano passado, começou a ganhar mais intensidade.

O momento atual da economia em que, no lugar de dar um desconto para conseguir vender um imóvel, os proprietários preferem colocar a propriedade para locação e eliminar custos como o de IPTU e condomínio, além da manutenção, favorece o crescimento da oferta de unidades para locação o que ajuda a explicar o recuo do preço pedido pelos proprietários. Assim, a indicação dos especialistas de mercado é de que em um ambiente de recuo do custo de locação, deve prevalecer a negociação e os proprietários devem refletir no vencimento dos contratos e avaliar se, em busca de maior rentabilidade, vale a pena abrir mão de um inquilino cujos hábitos já são conhecidos.

Por Alderi Dantas, 18/01/2016 às 09:18

0 Comentários:

Postar um comentário