18/01/2016

Nota mil em redação, estudante de Assu é aprovado em Medicina

Uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, foi conquistada por um ex-aluno do curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal (IFRN) do campus Ipanguaçú, Fábio Constantino.

Fábio, foi um dos 104 estudantes a obter mil (a nota máxima) na redação do ENEM 2015, e sonhava exatamente em cursar medicina na UFRN. Pois bem, nesta segunda-feira (18) saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU) e ele foi um dos aprovados para o tão sonhado curso.

Fábio é de Assu, onde mora com a mãe e o pai, empregada doméstica e vendedor de material de construção. Segundo ele, a mãe engravidou aos 14 anos e precisou deixar a escola. O pai concluiu o ensino médio. Mesmo Elione de Farias e o também Fábio, os pais do estudante, não possuindo formação superior, o assuense conta que a educação sempre foi a prioridade máxima na sua casa. "Para que eu estudasse com livros de qualidade, minha mãe já aceitou trabalhar em três turnos, abandonando prazeres individuais e dedicando a vida em minha função. Meus pais são tudo para mim", comentou.

A admiração com a qual fala dos pais também é voltada ao IFRN, onde fez o ensino médio integrado ao técnico, e aos professores da instituição. "O IF me ofereceu oportunidades de crescer. Desde cedo aproveitei todas as chances de melhorar minha experiência como estudante, participando de congressos, palestras, fazendo pesquisa e aproveitando as aulas e a disponibilidade dos professores e da instituição de nos ajudar", declarou. Fábio cita com destaque especial os professores do Instituto Efraim de Alcântara Matos, seu orientador, ao qual ele chama de melhor amigo, e Adriano Jorge Meireles de Holanda, do Campus Mossoró do IFRN. Segundo o estudante, os 2 professores ajudaram tanto na trajetória acadêmica no IFRN quanto na preparação para o ENEM.

Para Belchior Rocha, reitor do IFRN, Fábio seguirá a trajetória de Everton Frutuoso, que fez o técnico integrado em Informática também no Campus Ipanguaçu e foi aprovado na primeira colocação das cotas para o curso de Medicina da UFRN, através da nota do ENEM, em 2014. "Tenho certeza que serão médicos humanos, que darão muito orgulho aos seus familiares, colegas de profissão e pacientes", disse o reitor.

O tema da redação do ENEM 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Fábio se diz um cidadão interessado em assuntos sociais e na extinção do machismo. Por isso, declarou ter gostado do tema, tendo a oportunidade de apresentar como argumentos o resultado de leituras e discussões sobre o assunto. A respeito da medicina, ele comenta que estipulou como meta tratar os pacientes como familiares. "Quero retribuir o esforço dos meus pais, dando-os orgulho de mim e mostrando que tanta dedicação por minha educação valeu a pena. Anseio ajudar pessoas que necessitam tanto quanto a gente", revelou o técnico em Agroecologia pelo IFRN.

Por Alderi Dantas, 18/01/2016 às 20:21 - Com informações do IFRN

0 Comentários:

Postar um comentário