14/06/2014

Bloco de notas

Publicado aos Sábados

Interrogação

Alguém consegue entender? Se o aeroporto Augusto Severo não serve pra gente, por que será que serve tão bem as seleções e a FIFA que tem sido extremamente rigorosa nas suas exigências? Pois, para quem não sabe, todas as seleções que jogam em Natal desembarcam por lá.

Importante observar essa curiosidade lançada pelo ex-dono de uma banca de revista em Natal que se transformou num dos maiores palestrantes do Brasil, Jussier Ramalho.

Recuou

Horas depois de afirmar que os xingamentos à presidenta Dilma Rousseff (PT), na abertura da Copa do Mundo, representavam os frutos que a petista havia plantado ao longo dos últimos anos, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, voltou atrás e publicou um post em sua página oficial no Facebook, dizendo que, apesar das críticas que tem feito ao governo de sua adversária política neste pleito, os limites do respeito pessoal não devem ser ultrapassados. “No que depender de mim, o debate eleitoral se dará de forma respeitosa”, disse o tucano.

Para ele voltar atrás, só sendo um 'puxão de orelha'. Da cúpula do PSDB, ou provavelmente, do marketing.

O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso (VIII)

Sem essa de #VaiTerCopa... Copa já tem. E já estamos ganhando. A Copa do Mundo 2014, o maior espetáculo esportivo do planeta, é sua, é minha, e, é nossa.

São 32 seleções, 64 jogos, 3 milhões de turistas, dos quais 600 mil são estrangeiros e uma estimativa de ser vista por 4,5 bilhões de pessoas em 212 países. Portanto, um negócio com grande repercussão para o país. Queiram uns ou não.

É verdade que o tal “legado da Copa” tem suscitado polêmicas e é importante que esse eco ouvido hoje continue a prosperar. Não há como olhar para a exuberante arquitetura das 12 arenas e não questionar a precariedade das nossas escolas, hospitais, vias públicas, segurança e etc, etc, etc.

Assim, é de se esperar que os ecos no período pós-Copa tornem-se mais fortes no sentido de quebrar os fios da morosidade, da burocracia, da falta de planejamento e improvisações que cerca as gestões públicas país afora.

Portanto, fechada as cortinas da Copa, seja qual for o desempenho da seleção brasileira, esse gol é seu, esse gol é meu, esse gol é nosso. Vamos pra ruas: as escolas, os hospitais, as vias públicas, a segurança, enfim, o Brasil não pode ser mais o mesmo.

Nesse contexto entra também o Rio Grande do Norte que há anos elege e reelege gente de apenas duas, três famílias, que a cada eleição vestem ideias menores com palavras maiores para dar créditos as velhas promessas que nunca saem do papel. Veja o exemplo da duplicação da BR-304, discurso de todas as eleições anteriores e de pelo menos mais uma pela frente.

Pois bem, vamos aprender a votar e, mais que isso, abrir os nossos pulmões para que eles façam o que prometem em cada eleição.

Pense nisso, e arrisque a gritar: O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso. E não dos políticos que só arriscam a favor de si próprio.

Parcelamento

O Governo Federal ampliou, pela terceira vez, o prazo para empresas com dívidas tributárias vencidas até novembro de 2008 pagarem os seus débitos, com a possibilidade de parcelamento e de desconto nas multas. O novo prazo para adesão ao chamado Refis da crise vence em 31 de julho de 2014.

Primeira mulher

Pela primeira vez em 206 anos de história, o Superior Tribunal Militar será presidido por uma mulher. A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha toma posse no cargo, nesta segunda-feira (16), em solenidade no Plenário do Tribunal em Brasília, marcada para as 17h.

Ela também foi a primeira mulher a ser nomeada ministra da Corte Militar, em 2007, ocupando uma das três cadeiras previstas para a advocacia. Atualmente, ela cursa o pós-doutorado em Direito Constitucional na Universidade Clássica de Lisboa. Exerceu o cargo de procuradora federal, tendo sido aprovada em primeiro lugar no concurso de provas e títulos.

RN na rede

O novo portal de turismo do Rio Grande do Norte foi inaugurado nesta quinta-feira (12). Moderno, funcional e interativo, a página eletrônica oferece ao internauta todas as informações de destinos, eventos e contatos para o turista transitar com segurança e conforto pelo Estado potiguar. O endereço da página oficial do turismo potiguar – com tradução em cinco idiomas: português, espanhol, inglês, francês e italiano – agora é http://natalbrasil.tur.br/.

Por outro lado, a equipe da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) vem aproveitando o período da Copa e distribuindo DVDs - intitulado 'Rio Grande do Norte: Um destino, muitas emoções' – produzido pelo Governo do Estado em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e alemão.

RETWEETANDO

“Dilma não foi vaiada. Dilma foi desrespeitada.”, por Cezar Alves de Lima @cezaralves

“Ou povo para ter ação para reclamar, mas não tem ação para mudar.”, por Aclecivam Soares ‏@aclecivamsoares

“Uma questão: quem estava no Itaquerão? O povão estava lá?”, por Gaudencio Torquato‏@GaudTorquato

“Por que impedir @RosalbaCiarlini de disputar? Se ela é tão desgastada assim como apregoam, por que não deixar que as urnas digam isso?”, por Dinarte Assunção ‏@DinarteAssuncao

“O mundo mudou e muitos ainda vivem no passado.”, por Flávio Augusto‏@GeracaodeValor

Primeiro chute da Copa

Um dos momentos mais esperados da abertura da Copa, o chute inicial com um deficiente usando o exoesqueleto foi praticamente ignorado pela transmissão oficial. No momento, as imagens recuperadas mostravam a chegada do ônibus do Brasil à Arena Corinthians. 

O pontapé apareceu para o público por apenas alguns segundos e sem ser ao vivo. O fato de o momento ter sido transmitido apenas com imagens recuperadas repercutiu de maneira negativa entre os telespectadores, que reclamaram bastante nas redes sociais.

A função do exoesqueleto, ou robô, é fazer o que o sistema nervoso do seu usuário perdeu a capacidade de executar: transmitir os comandos de "mova-se" do cérebro até as pernas, utilizando, no lugar da medula espinhal, um sistema de "interface cérebro-máquina" (ICM) capaz de decodificar a atividade elétrica dos neurônios e traduzi-la em sinais eletrônicos digitais, compreensíveis a um robô.

Resultado: o cérebro dá a ordem, o computador faz a ligação, e quem se move é o robô - levando a pessoa "de carona" com ele. Uma tecnologia que, segundo Nicolelis, promete transformar as atuais cadeiras de rodas em "peças de museu

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Eça de Queiroz: “Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados.”

Por Alderi Dantas, 14/06/2014 às 21:00

0 Comentários:

Postar um comentário