03/11/2013

ARTIGO

Uma história de 100 anos

Por Alderi Dantas - Jornalista e Pós-graduando em Assessoria de Comunicação

Viver por um século é um marco que deve ser comemorado, ou melhor, celebrado. Fazer 100 anos hoje é ter sobrevivido a "Era dos Extremos", passando por duas guerras mundiais, reviravoltas em relação ao poder e inúmeros avanços tecnológicos como a produção em massa de veículos motorizados, surgimento do rádio, televisão, telefone e ainda, do computador, da internet e do celular, de invenções como as máquinas de lavar e o ar condicionado e de uma das imagens mais fantásticas: o homem na Lua. Ao olharmos para todos esses acontecimentos históricos é que nos damos conta de quanta vida se passa em 100 anos.

Muitas vezes costumamos falar sobre o centenário de algo ou de alguém e não percebemos que aquela é uma história de 100 anos. Uma história de alegrias e tristezas... mas, sobretudo, uma história espetacular. Assim como é a vida de cada um de nós.

Viver por 100 anos é o que muitas pessoas almejam, mas nenhuma saberá se vai atingir esse sonho. Dúvida que não acompanha Seu Manuel, como aprendi a chama-lo, ou Irmão Manoel, como é chamado pelos irmãos de fé da Primeira Igreja Batista da Convenção em Assu. Manoel Barbosa Filho completou 100 anos na última segunda-feira, 28 de outubro de 2013, comemorados com saúde e alegria de viver.

Funcionário do Ministério dos Transportes, Manoel Barbosa Filho, em 1948 estava trabalhando na edificação da ponte Felipe Guerra sob o rio Piranhas/Assu. O trabalho, no entanto, levou-o há muitos lugares e estados. Contudo, na primeira oportunidade de parar em um lugar, escolheu voltar a sua terra natural, Assu. Vive hoje instalado na rua Clara Macêdo.

Não vou negar que tentei procurar mensagens, frases, poemas e outras várias formas de mandar os parabéns para Seu Manoel, mas cheguei à conclusão que nada que pudesse encontrar iria conseguir mostrar a minha felicidade de entender a partir dele o que são 100 anos e quantas coisas podem transcorrer nesse tempo. Por tudo isso não assumi nenhum compromisso na noite de segunda-feira, 28, que não fosse levar o meu abraço a Seu Manoel e sentir a alegria que ele passa ao sorrir e a verdade que passa no seu olhar, bom acredito que consegui falar, ou melhor, escrever o que eu queria, FELICIDADE, PAZ e muita SAÚDE para Manoel Barbosa Filho, Seu Manoel.

Para concluir, repito palavras que sei que ele conhece tão bem: A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. (Salmos 19:7 NTLH)

Postado em 3/11/2013 às 12:00

0 Comentários:

Postar um comentário