10/10/2013

Sesap propõe consórcio municipal para Hospital Regional de Angicos

O secretário estadual de Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido nesta quarta-feira (9), com a Promotora de Justiça de Angicos, Liv Ferreira Queiroz e a Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Iara Maria Pinheiro, apresentando os motivos que estão levando a Sesap a fazer o redimensionamento de toda a rede hospitalar estadual, no qual está inserido o Hospital Regional de Angicos.

Foi apresentado às promotoras, o perfil daquela unidade hospitalar, que apresenta atualmente uma baixa produtividade de serviços de média e alta complexidade, contabilizando 1,89 procedimentos/dia. Por outro lado, o hospital realiza cerca de 700 procedimentos ambulatoriais diários, de baixa complexidade, que são de responsabilidade da atenção básica, ou seja, que deveriam ser realizadas pelo município.

A proposta da Sesap é buscar um entendimento junto aos prefeitos de Angicos e municípios vizinhos, para construção de um consórcio municipal que melhore a capacidade de resposta do hospital através de uma cogestão administrativa. A secretaria permaneceria com as despesas de infraestrutura (água, luz e telefone), 200 mil reais mensais para os procedimentos médicos e manteria uma boa parte dos servidores estaduais na unidade. Os outros servidores seriam remanejados para os hospitais regionais que darão retaguarda a Angicos, como os hospitais dos municípios de Assu e Apodi.

Segundo o secretário, a manutenção desta unidade hospitalar acarreta atualmente uma despesa financeira para o Governo do Estado, em torno de 1 milhão de reais por mês, onde somente com a folha de pessoal o gasto chega a 307 mil reais, para manter 77 profissionais.

Por Alderi Dantas, 10/10/2013 às 07:33

0 Comentários:

Postar um comentário