15/07/2021

RN: Governo estuda implantação de Polo Cloroquímico

Uma proposta de criação do Polo Cloroquímico do Rio Grande do Norte levou o governo do estado a criar um grupo de trabalho para discutir o tema.

O projeto prevê a atração de empresas aos municípios de Mossoró, Macau, Guamaré e Porto do Mangue, na Costa Branca, para aproveitamento de recursos naturais da região, como sal, minérios e petróleo, na produção de insumos usados em várias indústrias.

Segundo o governo do estado, o polo foi idealizada pelo economista e o consultor do Conselho Regional de Economia, Carlos Alberto Duarte Gomes, que fez uma apresentação sobre o assunto, ao governo, nesta quarta-feira (14).

Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou a criação do grupo de trabalho, que será coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para discutir a proposta de implantação.

O projeto também aponta a necessita de uma alternativa de linha ferroviária para transporte de cargas, acessando os municípios de Areia Branca, Mossoró, Assu, Jucurutu (jazidas de minério de ferro), Afonso Bezerra, Macau, Guamaré, Natal e São Gonçalo do Amarante, e tendo como atracador Porto do Mangue.

O grupo de trabalho será formado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, prefeitos e secretários dos municípios, representantes da Federação das Indústrias do RN (Fiern), além dos idealizadores da proposta e possíveis investidores.

Segundo o estudo inicial, o polo poderia usar sal, água-mãe, petróleo e outros minérios da região potiguar para produzir soda-cloro, ácido clorídrico, cloreto de vinila (PVC e CPVC), hipoclorito de sódio, cloropropeno (borracha Neoprene), cloroetanol (poliéster, acrilonitrila), cloropropanol, dicloroetano, hipoclorito de cálcio, percloroetileno, tricoloetileno, cloreto de alumínio e dióxido de cloro.

Ainda de acordo com os idealizadores, esses Insumos são usados em diversos setores da indústria, na produção de cerveja, xarope de milho, refino de açúcar, smartfones, fibra ótica, baterias, estabilizadores para plásticos, aceleradores de borracha, equipamentos médicos, tubulação, acessórios sanitários, isolamento elétrico, desinfetantes, mangueiras, entre outros produtos.

Porto do Mangue 

O Governo do Estado também tratou no início da semana com representantes da cidade de Porto do Mangue acerca da implantação de uma unidade de beneficiamento de pescado que deverá atender mais de 400 trabalhadores da região. A iniciativa será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e da Pesca Artesanal do Estado do Rio Grande do Norte (Cooapesca) e recebeu o apoio local da prefeitura, que cedeu o terreno e viabilizou o projeto apresentado ao governo.

- O blog também está no Instagram

Por Alderi Dantas, 15/07/2021 às 15:18 - Foto: Portal Costa Branca

0 Comentários:

Postar um comentário