01/06/2021

R$ 8 bilhões estão "esquecidos" em instituições financeiras

O Banco Central anunciou nesta terça-feira (1º) que planeja lançar em 2021 um sistema de consulta e resgate de cerca de R$ 8 bilhões em recursos esquecidos em instituições financeiras. Chamado de SVR (Sistema de Informações de Valores a Receber) poderá ser utilizado por pessoas físicas e empresas. 

Além de outras origens, esses recursos correspondem a valores de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas de forma indevida, recursos não procurados depois do fim de contratos de consórcios e cotas de capital de cooperativas de crédito.

Em nota, o Banco Central disse que o objetivo do SVR é facilitar a comunicação entre instituições e clientes. “Com o novo sistema, a partir das informações remetidas periodicamente pelas instituições financeiras ao Banco Central, as pessoas naturais e pessoas jurídicas poderão consultar a existência de eventual valor a receber”, completou a entidade.

Esse projeto começou a ser desenvolvido em junho de 2020, com as pressões econômicas provocadas pela pandemia da covid-19.


Por Alderi Dantas, 01/06/2021 às 23:32 - Fonte: Brasil Econômico

0 Comentários:

Postar um comentário