01/06/2021

Médica Nise Yamaguchi nega na CPI da Covid tentativa de mudar bula da cloroquina

Primeira depoente a falar à CPI da Covid na condição de convidada, a médica Nise Yamaguchi negou nesta terça-feira (1) que tenha tentado mudar a bula da cloroquina — para incluir a medicação como indicada para tratamento da Covid — e que faça parte de um “ministério paralelo” da Saúde no Palácio do Planalto.

Insatisfeito com o depoimento, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), já avisou que será necessário fazer uma acareação com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ou com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Mandetta havia relatado aos parlamentares que participou de uma reunião no Palácio do Planalto, em abril do ano passado, quando viu um papel não timbrado que seria a minuta de um decreto presidencial para alterar a bula de modo a indicar o medicamento contra a covid-19. Dias depois, o chefe da Anvisa, Antonio Barra Torres, confirmou a reunião e disse que Nise Yamaguchi parecia estar “mobilizada com essa possibilidade”.

Alertada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de que, ao negar o fato, ela poderia estar incriminando as duas testemunhas que lhe antecederam, ela disse que Barra Torres e Mandetta podem ter se enganado.

Por Alderi Dantas, 01/06/2021 às 20:44 - Fonte: Agência Senado - Foto: Leopoldo Silva

0 Comentários:

Postar um comentário