17/06/2021

Guedes diz que classe média exagera no prato e que sobras poderiam alimentar pobres

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 5ª feira (17) que os brasileiros desperdiçam muita comida, criticando supostos “excessos” na cadeia produtiva e até em refeições. O economista usou como exemplo hábitos da “classe média europeia”, que, segundo ele, tem “pratos relativamente pequenos”.

“Você vê um prato de um [cidadão de] classe média europeu, que já enfrentou duas guerras mundiais, são pratos relativamente pequenos. E os nossos, aqui, fazemos almoços onde às vezes há uma sobra enorme”, afirmou.

No caso, Guedes pode ter usado uma métafora, como já fez outras vezes, para destacar benefícios da classe média brasileira –como descontos no Imposto de Renda com seguros de saúde. Os mais pobres fogem dessas benesses.

Depois da declaração, o ministro sugeriu incentivos para evitar sobras. A ideia seria “transformar” o desperdício e direciona-lo a programas sociais, para atender “fragilizados, mendigos, desamparados”.

“Toda aquela alimentação que não for utilizada durante aquele dia no restaurante dá para alimentar pessoas fragilizadas, mendigos, desamparados. É muito melhor do que deixar estragar essa comida toda. E estraga diariamente, na mesa das classes mais altas brasileiras”, completou.

Após a fala do ministro, o Ministério da Economia disse que não irá comentar o caso.

Por Alderi Dantas, 17/06/2021 às 19:36

0 Comentários:

Postar um comentário