16/06/2021

Galinhos poderá ser o primeiro território turístico seguro e sustentável do RN

Foi apresentado nesta quarta-feira, 16, o projeto Galinhos: Território Seguro e Sustentável. O estudo faz parte de iniciativa das secretarias de Saúde Pública (SESAP) e Turismo (SETUR) do Estado do Rio Grande do Norte, em parceria com a Prefeitura de Galinhos e UFRN) e vai desenvolver ações para o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável do município, incluindo o distrito de Galos e assentamento Pirangi. A implantação do projeto deverá tornar Galinhos o primeiro território turístico seguro e sustentável do RN.

O município de Galinhos, situado na microrregião de Macau e distante 166 km da capital, tem grande potencial e é um dos mais importantes destinos turísticos da região, tendo o turismo como principal fonte econômica. A escolha para o projeto piloto se deve à facilidade de implantação em destino turístico de pequeno porte com baixo número de habitantes, para atingir as ações estratégicas programadas nos eixos pré-estabelecidos no projeto — turístico econômico, epidemiológico sanitário e ambiental social.

No eixo epidemiológico sanitário um dos objetivos descritos no projeto é estabelecer o controle epidemiológico por meio de testagem de todas as pessoas internas e externas à comunidade que pedirem para entrar em Galinhos. Já o eixo turismo econômico tem como um dos objetivos aperfeiçoar e diversificar as experiências proporcionadas ao turista, de modo a incrementar os negócios de forma sustentável e responsável. Entre as ações previstas no eixo ambiental social, avaliar e orientar a disponibilidade de água doce na região é um dos objetivos do projeto, visto que não foi identificado nenhum tipo de controle com relação aos aquíferos presentes na península.

Por Alderi Dantas, 16/06/2021 às 23:25

0 Comentários:

Postar um comentário