23/06/2021

Boiada passou por cima do Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão. Alvo de duas investigações no STF (Supremo Tribunal Federal), Salles estava sob pressão nos últimos dias no noticiário e alegou motivos familiares para deixar o cargo.

O ato de exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na tarde desta quarta-feira (23).

Desde que assumiu a pasta, o ministro criou regras que dificultaram a aplicação de multas; transferiu poderes do Ministério do Meio Ambiente para outras pastas; e tentou mudar o entendimento sobre normas como a Lei da Mata Atlântica.

Na reunião do dia 22 de abril de 2020, Ricardo Salles protagonizou a famigerada frase "aproveitar" a pandemia para "ir passando a boiada".

Na ocasião, orientava diversas áreas do governo para que criassem normas e portarias que diminuíram o controle ambiental — o que pode levar a mudanças legislativas, mais difíceis de reverter do que despachos e decisões ministeriais.

O ex-ministro é acusado de supostamente ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira e de participar de esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais.


Por Alderi Dantas, 23/06/2021 às 23:01

0 Comentários:

Postar um comentário