26/05/2021

Morre João Batista Machado, jornalista e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras

O jornalismo potiguar escreve uma triste página nesta quarta-feira (26) com a partida de João Batista Machado, chamado por todos de Machadinho. Ele tinha 77 anos e lutava contra um câncer, além de ter contraído a covid-19 durante a internação.

Natural de Assu, João Batista Machado iniciou suas atividades profissionais no jornal Tribuna do Norte e, posteriormente, no Diário de Natal/O POTI, na década de 60. Foi Secretário de Imprensa do Governo do Estado, gestão do governador Tarcísio Maia, no período de 1977/1979. Em seguida, exerceu idêntico cargo na Prefeitura de Natal, na administração do prefeito José Agripino (1979/1982). Também foi secretário de Imprensa no governo José Agripino (1983/1986) e nas gestões de Radir Pereira e Vivaldo Costa.

Foi correspondente do jornal O Globo (RJ) e redator da agência Dumbo Publicidade e assessor de Imprensa da Federação do Comércio, do sistema SESC/SENAC, e do Tribunal de Contas. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico e membro da Academia Norte-Rio-grandense de Letras.

Machadinho escreveu diversos livros sobre jornalismo e política, entre eles "De 35 ao AI5" e “Bastidores do Poder - Memórias de um repórter”, onde conta os bastidores da sua atuação como repórter e assessor de imprensa. Deixa a viúva, jornalista Salésia Dantas, dois filhos e sete irmãs. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SINDJORN) se solidarizou através de uma nota.

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SINDJORN) se solidariza com amigos e familiares do jornalista João Batista Machado, carinhosamente chamado de Machadinho, pelo seu “encantamento”, como dizia o folclorista Câmara Cascudo, ocorrido no dia de hoje.
 
Machadinho deixa seu exemplo como profissional e pessoa, que o tempo não deixará esquecer, mas entrará definitivamente para a história do Jornalismo Potiguar.
 
Intelectual e experiente, passou pelos principais veículos de imprensa do estado como também nas assessorias de governo e prefeitura, membro da Academia Norteriograndese de Letras e é sócio-fundador do SINDJORN, tendo como registro o número 26. Fica seu exemplo para a atual e futuras gerações.

SINDJORN

Por Alderi Dantas 26/05/2021 às 14:00

0 Comentários:

Postar um comentário