07/08/2020

Professores do Campus de Assu apresentam resultados de pesquisa sobre os “Efeitos da crise da covid-19 na fruticultura do Vale do Açu”

Os professores Joacir Rufino de Aquino (Economia) e Raimundo Inácio da Silva Filho (Geografia), do Campus de Assu, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), participaram da 5ª Reunião do Comitê Gestor do Território Açu-Mossoró 2, do Programa de Desenvolvimento Territorial, do Banco do Nordeste – PRODETER/BNB, realizada nesta quinta-feira (06), pela plataforma Google Meet.

Na ocasião, os professores apresentaram e discutiram sobre os "impactos da Covid-19 na fruticultura irrigada (banana e manga) do Vale do Açu”, estudo produzido a partir de um questionário aplicado durante o mês de julho/2020, contemplando 33 fruticultores que fazem parte do público do PRODETER, sendo entrevistados 14 produtores de manga e 19 produtores de banana.

Os efeitos da crise foram mais severos com o segmento da manga, que, segundo estimativas do estudo, teve uma queda de receita no primeiro semestre de 2020 de -41% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no caso da banana, as perdas foram menores, mas, mesmo assim, significativas: -15%.

Segundos os professores Joacir Aquino e Raimundo Inácio, o Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu, integra o Comitê desde o seu lançamento (nov/2019) e, neste período, tem contribuído dentro da sua missão para o êxito das ações dentro da política de estudo e fortalecimento do desenvolvimento da região.

Por Alderi Dantas, 07/08/2020 às 23:09

0 Comentários:

Postar um comentário