11/05/2020

Taxa de isolamento social no RN chega a 39% no fim de semana; estado tem pior índice do NE

O Rio Grande do Norte tem o pior índice de cumprimento do isolamento social entre os estados do Nordeste. No Brasil, o estado potiguar ocupa a 5ª posição entre os que menos têm adotado as medidas do afastamento, que são utilizadas para reduzir o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Este baixo percentual preocupa as autoridades da Saúde do Governo do RN por que os números mostram que quanto maior a circulação de pessoas, maior o contágio e mais casos graves de Covid-19 surgirão nos próximos 14 dias.

Segundo o estudo, neste sábado (9) o índice do RN na escala de cumprimento das medidas de isolamento era de 39,6%. A pior taxa do Brasil foi a de Goiás: 37,45%. No domingo (10), o índice potiguar chegou a 43%, contudo continuou nas mesma posições nas tabelas regional e nacional, porque os demais estados também cresceram alguns pontos percentuais.

O secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spenelli, alerta que sem o afastamento social o Poder Executivo não tem capacidade de lidar com a demanda de infectados. "A situação hoje é de grande risco, mas ainda não entramos em colapso. Isso só acontece quando não tem mais respirador. Mas poderemos chegar a essa situação muito rapidamente porque um paciente de Covid-19 fica, em média, 14 dias na UTI. É um longo tempo para uma vaga ser liberada", informou.


Por Alderi Dantas, 11/05/2020 às 21:03

0 Comentários:

Postar um comentário