22/08/2019

Brasil e o mundo vão às ruas em defesa da Amazônia e contra governo Bolsonaro

A omissão do governo Jair Bolsonaro sobre o aumento do desmatamento e do número de queimadas na Amazônia colocará, a partir desta sexta-feira (23), milhares de pessoas nas ruas do Brasil contra a atual política climática. Ao menos 40 cidades possuem manifestações marcadas, além de capitais no exterior.

O dia amanheceu com manifestações pelo mundo. A embaixada do Brasil, em Londres, capital inglesa, ficou cercada pela polícia, enquanto centenas de pessoas no protestavam pela Amazônia. De acordo com jornalistas, a maioria dos manifestantes não era brasileira.

Em Madri, capital da Espanha, manifestantes ocuparam a porta da embaixada brasileira. Eles tentavam entregar uma carta ao embaixador brasileiro, Antonio Simões, pedindo ações imediatas do governo brasileiro. Outros atos foram realizados na embaixada de Berlim, na Alemanha, e no Consulado Brasileiro em Genebra, na Suíça.

Já nesta sexta, atos estão programas para ocorrer em São Paulo, Santos-SP, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Atalanta-SC. Na capital paulista, cidadãos se reunirão no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, a partir das 18h. Já na capital fluminense, a manifestação será na Cinelândia, às 17h.

No sábado (24), estão programadas manifestações em Belo Horizonte, Manaus, Ribeirão Preto-SP, São Carlos-SP, Natal e Porto Velho. Já no domingo (25), protestos devem acontecer no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Manaus. Ainda durante o final de semana, devem acontecer atos em cidade europeias como Londres, Turim, Paris, Madri, Lisboa e Dublin.

A crise na Amazônia fez o presidente da França, Emannuel Macron, convocar via Twitter, nesta quinta (22), os países membros do G7 para discutir as queimadas na Amazônia na cúpula que acontece neste final de semana, em Biarritz, na França. O grupo é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, as sete maiores economias do planeta.

Postado em 22/08/2019 às 14:29

0 Comentários:

Postar um comentário