23/08/2019

Alunos de Geografia do Campus de Assú percorrem 1ª etapa do itinerário “Rio Piranhas Açu: da nascente a foz”

Alunos do curso de Geografia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Assú, percorreram durante os últimos dias 19 e 20 a área da bacia hidrográfica do Rio Piranhas Açu no propósito de conhecerem os aspectos sociais, econômicos e territoriais do manancial. A viagem faz parte do itinerário “Rio Piranhas Açu: da nascente a foz”.

Nessa etapa inicial, a viagem percorreu os municípios de Caicó (RN), Coremas (PB), Cajazeiras (PB) e Bonito de Santa Fé (PB). A próxima etapa da viagem seguirá de Assú (RN) até o local de desemboque próximo à cidade de Macau (RN).

Na primeira parada, no município de Caicó, visitaram o açude Itans e a sede do DNOCS, onde foi apresentado um diagnóstico hídrico do município de Caicó e dos perímetros irrigados Itans e Sabugi, pelos servidores do DNOCS, Jorge Luiz da Silva e Ubiratan Rodrigues Machado. Em seguida, na Agência de Desenvolvimento do Seridó - ADESE, o grupo foi acolhido com uma exposição oral sobre a Bacia hidrográfica do Rio Piranhas Açu, pelo coordenador do Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Emídio Gonçalves.

A partir de Caicó, a viagem seguiu o percurso da bacia hidrográfica do rio Piranhas – Açu com paradas nos municípios de Coremas (PB), Cajazeiras (PB) e Bonito de Santa Fé (PB), onde dá-se a nascente do Rio Piranhas. A aula de campo foi coordenada pelos professores Josiel Alencar Guedes, Raimundo Inácio da Silva Filho, Rafael Pereira da Silva e Zenis Bezerra Freire, das disciplinas de Hidrografia, Geografia Econômica, Geografia Agrária e Metodologia Científica, respectivamente.

“Todas as etapas da viagem foram enriquecedoras de informações. Os conhecimentos obtidos nas visitas ao DNOCS, a ADESE, ao complexo hídrico Curemas-Mãe d’Água e ao município de Bonito de Santa Fé, além de contribuir para a formação dos nossos alunos, ficarão no imaginário de cada um que participou da atividade”, frisa o chefe do departamento e professor do curso de Geografia do Campus de Assú, Raimundo Inácio da Silva Filho, um dos coordenadores da aula de campo.

“Nossos agradecimentos a todos aqueles que estiveram conosco durante essa atividade. Agradecimento especial a Jorge e Ubiratan (DNOCS Caicó), Emídio e Marcone (ADESE) e a Jair Ramalho, que nos acompanhou nas atividades em Bonito de Santa Fé e a toda equipe da UERN”, acrescenta.

A bacia hidrográfica do rio Piranhas – Açu abrange um território de 42.900 km² distribuído entre 147 municípios dos Estados da Paraíba (102) e Rio Grande do Norte (45) onde vivem aproximadamente 1.552.000 mil habitantes.

Por Alderi Dantas, 23/08/2019 às 16:11

0 Comentários:

Postar um comentário