04/07/2019

Oficinas debatem zoneamento ecológico-econômico da bacia do rio Piranhas-Açu

Agentes públicos, representantes dos setores produtivos, de entidades ambientalistas da sociedade civil e moradores se reuniram nesta quarta-feira (3), no segundo dia de oficinas do Projeto de Macrozoneamento Ecológico-Econômico do rio Piranhas-Açu, desta vez na cidade de Assu. O rio, que nasce na Paraíba, é um dos mais importantes do RN, atravessando três regiões potiguares marcadas pela diversidade econômica.

O zoneamento, realizado pelo Governo do Estado com recursos do empréstimo do Banco Mundial, dividirá em zonas a área de 17.509 km2 da bacia, que abrange 47 municípios potiguares.

O projeto pretende disciplinar o uso das águas, que atualmente servem ao abastecimento de vários municípios da região, além de sustentar atividades econômicas como pesca, agricultura familiar e a fruticultura irrigada. O objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, combatendo os problemas existentes e prevenindo danos futuros. 

As oficinas iniciadas terça-feira (02), em Macau, ocorrerão ainda nas cidades de Caicó (04/07), Parelhas (09/07), Currais Novos (10/07) e Lagoa Nova (11/07).

Por Alderi Dantas, 04/07/2019 às 06:51 - Fotos: Projeto Governo Cidadão

0 Comentários:

Postar um comentário