23/10/2018

Facebook remove 68 páginas por atividades inautênticas e motivação política

O Facebook removeu, nesta segunda-feira (22), como parte dos esforços permanentes para proteger a plataforma de abusos, 68 Páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados (RFA), por violação da política de autenticidade e de spam.

Segundo o Facebook, as pessoas por trás da RFA criaram páginas usando contas falsas ou múltiplas contas com os mesmos nomes, o que viola as políticas da rede social. De acordo com a empresa, havia motivação política e econômica por trás da rede de páginas. A companhia identificou “uma grande quantidade de artigos caça-cliques” que tinham o objetivo de direcionar os usuários para sites com muitos anúncios e pouco conteúdo fora da rede social.

De acordo com professor de marketing político digital pela ESPM Marcelo Vitorino páginas como as que foram derrubadas nesta segunda usam programas automatizados para replicar os conteúdos em grupos dentro da rede social, o que amplia o alcance das mensagens.

Entre as páginas removidas, estão a “Política na Rede”, a “Folha Política”, “MCC - Movimento Contra Corrupção”, que existe desde antes de junho de 2013, a “Gazeta Social” e a “Ficha Social”. A maior parte da rede atuava distribuindo conteúdo anticorrupção e antipetista desde ao menos 2014.

Na nota, o Facebook esclarece que implementou uma série de medidas para proteger o Facebook antes da eleição no Brasil e continua investindo para evitar que abusem de suas plataformas, porque quer que as pessoas se sintam seguras e confiem nas conexões que fazem no Facebook. Em julho, o Facebook retirou do ar 196 páginas e 87 contas associadas ao movimento Movimento Brasil Livre (MBL). O grupo que nasceu pedindo o impeachment de Dilma Rousseff.

Por Alderi Dantas, 23/10/2018 às 00:27

0 Comentários:

Postar um comentário