15/06/2018

Dia Municipal do Taekwondo: Projeto da vereadora Delkiza Cavalcante vira Lei

Agora é Lei! O prefeito do Assu, Gustavo Soares, sancionou no último dia 11 de junho o Projeto de Lei 19/2017, que institui o Dia Municipal do Taekwondo a ser comemorado anualmente no dia 08 de agosto, de autoria da vereadora Delkiza Cavalcante.

A Lei 625/2018 publicada no Diário Oficial do Município do dia 12 de junho, vem reconhecer e fortalecer uma modalidade que em Assu tem crescido muito e não apenas tem conquistado títulos nacionais e internacionais, mas virado uma referência no esporte.

A vereadora Delkiza Cavalcante entende que é importante a sanção do projeto pelo Executivo, acrescentando que outras indicações, requerimentos e projetos ligados ao Taekwondo do Assu como da doação de um terreno para a sede própria da Associação Assuense de Taekwondo, construção de um centro de treinamento para o taekwondo e o programa Bolsa Atleta precisam também serem vistos e virarem realidade por parte da gestão municipal.

A Associação Assuense de Taekwondo expressou votos de agradecimento a vereadora por lutar conjuntamente com a entidade pelo fortalecimento da modalidade e crescimento dos atletas e manifestou disposição e alegria para que a data além de ser comemorada de forma festiva traga novas ações em prol do esporte e da comunidade.

HISTÓRIA

Em 1970, o Grão-Mestre Sang Min Cho veio da Coréia para a América do Sul para difundir a arte marcial do taekwondo. Ao mando do General Choi, que criou os 24 movimentos de ataque e defesa, o coreano trouxe os ensinamentos para o Brasil. Com a fundação da Academia Liberdade, no dia oito de agosto daquele ano, teve início a prática do esporte no País. No território nacional, a modalidade difundiu-se junto com a filosofia oriental, tornando o taekwondo uma arte marcial de profunda concentração de mente. Nos anos 80, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, o que ajudou a aumentar consideravelmente a quantidade de praticantes. Em respeito à arte marcial, aos esportistas e a comunidade coreana, o dia 08 de agosto passa a ser considerado o Dia Municipal do Taekwondo no município do Assu (RN).

Por Alderi Dantas, 14/06/2018 às 18:50

0 Comentários:

Postar um comentário