08/04/2018

Nunca antes neste país alguém foi preso assim

Por Helena Chagas*

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu transformar sua prisão num grande ato político, e se entrega à polícia nos braços do povo, ao som de “Apesar de você”. Diga-se o que se disser de Lula, mas com este ato final – que dificilmente será de verdade um final – ele mostrou a genialidade política que encanta aliados e tanto pavor provoca em adversários. Ganhou a imagem.

Antes de chegar à cadeia, Lula falou de seu legado, mas mirou o futuro e apontou seus herdeiros. Em especial, saudou os “jovens” candidatos à presidência da República Manuela D’ Ávila, pelo PCdoB, e Guilherme Boulos, pelo PSOL, que se habilitam agora não só a herdar seus votos, mas a fazer parte de uma frente de esquerda que não é mais um projeto impossível para as eleições deste ano.

Quem irá para a cabeça de chapa, discute-se depois. Mas o elogio a Fernando Haddad, no mesmo momento, não deixou margem a dúvidas de que, se for do PT, o nome é ele.

Em alguns momentos de forma emocionante, o ex-presidente homenageou mais de vinte companheiros que estavam a seu lado no altar-palanque montado na frente do sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, recebeu um dos maiores elogios quando Lula disse que teria sido impossível fazer tudo o que fez sem ela.

Acima de qualquer elogio ou agradecimento, porém, Lula pautou o destino político de cada um deles, mostrando que a vida continua com Lula da cadeia. Eduardo Suplicy é o futuro senador por SP, Wellington Dias vai para um quarto mandato de governador no Piauí, Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte… Celso Amorim, candidato no Rio, foi citado como o maior chanceler que o Brasil já teve.

Luiz Marinho, Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, Orlando Silva – cada um deles teve a sua palavra pessoal e política do ex-presidente, mensagens preciosas para a campanha eleitoral.

Não deixou também de mencionar e fortalecer os laços com o MST, o MTST e os movimentos populares, inclusive elogiando as invasões. Afinal, eles nunca lhe faltaram.

Em sua mensagem final, o ex-presidente emocionou os militantes ao dizer que andará por suas pernas, sonhará por seus sonhos e terá seu coração batendo no de cada um deles, porque a luta continua.

Nunca antes neste país alguém foi assim para a cadeia. Nos braços dos aliados, sob as vistas de todo o Brasil e organizando o futuro. Definitivamente, não acabou.

________________
Helena Chagas - Jornalista, formada na Universidade de Brasília em 1982. De lá para cá, trabalhou como repórter, colunista, comentarista, coordenadora, chefe de redação ou diretora de sucursal em diversos veículos, como O Globo, Estado de S.Paulo, SBT e TV Brasil (EBC). Foi ministra chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República de janeiro de 2011 a janeiro de 2014.

Postado em 08/04/2018 às 14:00

0 Comentários:

Postar um comentário