07/03/2018

Martírio sofrido pela Beata Lindalva Justo faz 25 anos

A terra natal da Beata Lindalva, Assu (RN), organizou uma programação para lembrar os 25 anos de seu martírio. Para isso, vai acontecer, de 09 a 11, uma ação missionária com a participação de membros da Família Vicentina, leigos e leigas das Paróquias de Assu, Pau dos Ferros e outras a fim de incentivar a vida, santidade e vocação da Beata Lindalva Justo.

No entanto, nesta quarta-feira, 7, às 19h30, realiza-se a devoção das “Mil Ave Marias” na intenção da missão, na Capela de Nossa Senhora das Graças, no Patronato – Pau dos Ferros e uma Missa da Graça nesta intenção, na Paróquia da Beata Lindalva e São Cristóvão – Assu.

Programação da Missão


09, 10 e 11/03 - Adoração nas capelas de Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio e São Benedito – Pau dos Ferros

Sexta-feira – 09/03

6h – Via Sacra

Paróquia de São João Batista – Saída da residência da mãe da Beata, dona Lúcia, até a Matriz de São João; Paróquia da Beata Lindalva e São Cristóvão – Saída da ABIL

Café partilhado dos missionários

8h – Visita às famílias

14h30 – Visita às famílias

18h – Jantar

19h – Celebração penitencial nas capelas da cidade

Sábado – 10/03

6h – Ofício da Imaculada Conceição nas capelas da cidade

Café partilhado

8h – Continuação das visitas às famílias

15h – Encontro com a juventude católica das duas paróquias no salão da Capela São Tarcísio

- Despertar vocacional com a partilha da vida e santidade da Beata Lindalva e testemunhos pessoais de vivência vocacional – Unir os SAVs

- Caminhada para a Capela São José – Frutilândia

- Recitação do Terço Mariano – em caminhada

19h – Celebração da Eucaristia – Pe. José Moreira

- Apresentação da peça teatral "Lind'Alva do Assu, flor do Vale" - Juventude Franciscana (JUFRA)

Domingo – 11/03

8h – Missa na Matriz de São Batista- presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana

9h30 – Encontro com leigos das paróquias para divulgar os grupos da Família Vicentina: Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), Associação Internacional de Caridades (AIC) e Juventude Mariana Vicentina (JMV)

9h30 – Reunião de representantes para fortalecer o projeto de divulgação da vida e santidade da Beata Lindalva

11h – Avaliação da missão

12h – Almoço e retorno

Fique por dentro – A Beata Lindalva Justo de Oliveira, FDC, nasceu em Assu (RN) em 20 de outubro de 1953 e foi barbaramente assassinada em Salvador, em plena Sexta-feira Santa, dia 9 de abril de 1993. Religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, proclamada beata mártir pela nossa Igreja no dia 2 de dezembro de 2007. Seus restos mortais encontram-se na Capela das Relíquias da Beata Lindalva, na região central da cidade de Salvador, desde o dia 6 de abril do ano de 2014.

Martírio – No amanhecer do dia 9 de abril, Sexta-feira Santa, Irmã Lindalva participou da Via-Sacra, na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador/BA. Ao regressar, serviu o café da manhã aos idosos, como de costume. A irmã – ocupada com o serviço – não percebeu que Augusto (interno) se aproximava. Foi surpreendida com um toque no ombro. Ao virar-se, recebeu os golpes que lhe tiraram a vida. Um senhor ainda tentou intervir, mas Augusto ameaçou de morte quem ousasse se aproximar. Após o crime, o assassino foi esperar a polícia sentado em um banco, na frente do abrigo. Após condenação, foi internado em um manicômio judiciário. Os médicos legistas identificaram 44 perfurações no corpo da religiosa. Imediatamente seu assassinato foi identificado pela comunidade católica como martírio e associou a tragédia às celebrações da Sexta-Feira da Paixão.

Para saber mais sobre a Beata Lindalva acesse AQUI e curta a fanpage.

Por Alderi Dantas, 07/03/2018 às 16:11

0 Comentários:

Postar um comentário