28/10/2015

TJRN mantém suspensa investigação da Operação Dama de Espadas

As investigações da operação "Dama de Espadas", que apura irregularidades na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, suspensas no mês de setembro em decisão liminar pelo desembargador Cornélio Alves, continuam paradas. O anúncio foi dado por meio do perfil oficial do TJRN no Twitter nesta quarta-feira (28). Com a decisão, os atos de investigação do Ministério Público permanecem suspensos até o julgamento do mérito. A decisão ainda cabe recurso.

Desvio de mais de R$ 5 milhões

Os desvios apurados pela operação "Dama de Espadas" eram operacionalizados por meio de inserção fraudulenta de pessoas na Folha de Pagamento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para que fossem emitidos “cheques salários” em nome desses servidores fantasmas. 

Os cheques eram sacados com auxílio de um gerente do Banco Santander, em sua maioria, pelos investigados ou por terceiros não beneficiários, com irregularidade na cadeia de endossos ou com referência a procurações muitas vezes inexistentes.

Os valores desviados dos cofres da Assembleia Legislativa em favor de tais servidores contabilizam o montante de R$ 5.526.169,22 (cinco milhões, quinhentos e vinte e seis mil cento e sessenta e nove reais e vinte e dois centavos).

Por Alderi Dantas, 28/10/2015 às 06:14

0 Comentários:

Postar um comentário