07/09/2015

Fisco do RN anuncia operação para cobrar empresas inadimplentes

A Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte (SET) fará, a partir do dia 16 de setembro, uma operação fiscal para a cobrança e constituição do crédito tributário relativo às empresas inadimplentes e inconsistências de extrato fiscal junto ao Fisco Estadual dos últimos 5 anos.

Através da fiscalização, a previsão é de que seja lançado aproximadamente R$ 84 milhões. As multas variam de 50%, 100% e 200% do valor que deixou de ser recolhido, de acordo com o caso.

Simples Nacional

Para os contribuintes optantes do Simples Nacional, a SET lembra que é preciso manter o recolhimento em dia para manutenção do benefício, pois serão excluídos deste regime os inadimplentes. Para evitar a aplicação de penalidade pelo Fisco ou perda de benefícios, os contribuintes ou seus contadores precisam consultar o extrato fiscal para verificar a situação dos débitos e comparecer na URT do seu domicílio para regularização.

Inconsistências de Extrato Fiscal

Um outro que adicionalmente será executado é o de verificação dos extratos fiscais quanto às inconsistências financeiras. "São casos como notas fiscais de entradas presentes no sistema nacional da nota fiscal eletrônica e que não constam nos livros de entradas, por exemplo. Estas inconsistências podem igualmente resultar em multas. É preciso que os contribuintes acessem a Unidade Virtual de Tributação (set.rn.gov.br/uvt) e verifiquem seus dados. De aproximadamente 120 mil contribuintes de inscrição ativa no Estado, mais da metade (68 mil) possui alguma inconsistência", informa o Secretário da SET, André Horta.

Por Alderi Dantas, 07/09/2015 às 08:58

0 Comentários:

Postar um comentário