20/08/2015

Operação do MP investiga desvio de R$ 5,5 milhões da Assembleia Legislativa do RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Dama de Espadas, no propósito de descortinar esquema estruturado no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Os desvios eram operacionalizados por meio de inserção fraudulenta de pessoas na Folha de Pagamento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para que fossem emitidos “cheques salários” em nome desses servidores fantasmas.

Os cheques eram sacados com auxílio de um gerente do Banco Santander, em sua maioria, pelos investigados ou por terceiros não beneficiários, com irregularidade na cadeia de endossos ou com referência a procurações muitas vezes inexistentes.

Os valores desviados dos cofres da Assembleia Legislativa em favor de tais servidores contabilizam o montante de R$ 5.526.169,22 (cinco milhões, quinhentos e vinte e seis mil cento e sessenta e nove reais e vinte e dois centavos).

Participam da operação 17 Promotores de Justiça e cerca de 60 Policiais Militares nas cidades de Natal/RN, Santa Cruz/RN e Areia/PB, para cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 8ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

Os principais investigados da operação Dama de Espadas são:

- Rita das Mercês Reinaldo, procuradora-geral da Assembleia Legislativa;

- Marlúcia Maciel Ramos de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Administração e Pagamento de Pessoal (NAPP);

- Rodrigo Marinho Nogueira Fernandes, servidor público da Assembleia Legislativa;

- José de Pádua Martins de Oliveira, funcionário público;

- Oswaldo Ananias Pereira Júnior, gerente-geral da agência do Banco Santander.

- Rita das Mercês e Ana Paula Macedo de Moura foram presas preventivamente.

Por Alderi Dantas,20/08/2015 às 07:53 - Atualizada às 11:32

0 Comentários:

Postar um comentário