11/06/2015

Proposta do Governo do Estado é rejeitada e greve está mantida na UERN

Reunidos em assembleia extraordinária nesta quinta-feira (11), docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) debateram acerca do encaminhamento feito pelo Governo do Estado na última segunda-feira, em audiência em Natal. Por ampla maioria, os docentes deliberaram pela rejeição da proposição e continuidade da greve geral.

O Governador Robinson Faria defendeu na audiência que fossem formadas quatro comissões conjuntas com segmentos da universidade e do Governo, a fim de discutir saídas para a paralisação. Na visão dos grevistas, a sugestão é insatisfatória e não toca na pauta de reivindicações das categorias.

Em Assu, em reunião realizada no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (foto), na quarta-feira (10), os docentes e técnicos já demonstravam uma rejeição a sugestão apresentada pelo governador e em uma carta divulgada durante o encontro, a Aduern criticou a posição tomada pelo governador Robinson Faria e classificou a manobra como ‘evasiva’ e enfatizava a não apresentação de uma contraproposta concreta para resolver o impasse do reajuste dos professores para este ano, que é de 12,035%.

Segundo a Aduern, “tal estratégia tem o objetivo de retardar ou mesmo burlar o processo de negociação, pois como afirmou o próprio secretário de Planejamento do Estado na reunião citada, ‘quando o governo não quer negociar, forma comissões’.”

Em outro trecho da publicação, a Aduern explica que para que a greve na instituição seja finalizada “é necessário que o governador Robson Faria assuma sua responsabilidade enquanto gestor e cumpra o acordo, em respeito aos servidores e à sociedade norte-rio-grandense”. Os professores da Uern estão em greve desde o último dia 25 de maio.

Por Alderi Dantas, 11/06/2015 às 16:30

0 Comentários:

Postar um comentário