14/05/2015

RN tem 8 casos confirmados de zika

Não bastasse a capacidade de transmitir a dengue e a febre chikungunya, os mosquitos Aedes Aegypti estão infectados com o ‘vírus zika’. Eles já contaminaram 16 pessoas no Brasil, metade no Rio Grande do Norte e os demais na Bahia.

Os sintomas da doença são parecidos com o da dengue e chinkungunya. O vírus faz com que os pacientes apresentem dores no corpo, febre, náuseas e diarreia. Porém, os pacientes infectados também podem apresentar hipersensibilidade à luz, conjuntivite e erupções na pele, por qualquer parte do corpo. Os sintomas são sentidos após o período que pode variar entre três e 12 dias, mas duram entre quatro e sete dias.

Segundo as autoridades da Saúde Pública, o Zika é considerado menos inofensivo do que o vírus da dengue, e não há registro de mortes por esse vírus no Brasil nem em outros países.

Diante do número de casos no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (15), às 11h, o Ministério da Saúde vai realizar uma audiência por videoconferência com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para passar orientações sobre a doença.

Por Alderi Dantas, 14/05/2015 às 18:55 -  Foto: Agência Brasil 

0 Comentários:

Postar um comentário