01/05/2015

Assu participa de encontro nacional sobre Sistema Único de Assistência Social

A titular da secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação da prefeitura do Assú, Delkiza Cavalcante, participou no período de 28 a 30, do XVII Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), que ocorreu em Fortaleza, Ceará.

O encontro com o tema “A implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na prática cotidiana da gestão pública”, marcou o 10° aniversário do Sistema Único de Assistência Social.

Durante o evento, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) apresentou os resultados do Censo Suas 2014. Realizado anualmente desde 2007, o levantamento avalia a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como norteia tomadas de decisão sobre as políticas públicas do ministério. Os dados são utilizado para a construção de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento do Cras (IDCRAS) e os indicadores do Pacto de Aprimoramento da Gestão.

“Tivemos uma oportunidade para avaliar os êxitos atingidos e, a partir daqui, vamos planejar o que ainda pode ser feito para melhor proteger a população e seus direitos”, destacou a secretária Delkiza Cavalcante.

Suas

Criado em 2005, o Suas é uma das maiores conquistas da área de assistência social. Para reforçar o atendimento à população, o governo federal aumentou o investimento em assistência social de R$ 1,6 bilhões, em 1995, para R$ 70,8 bilhões, em 2014, mudando a vida de milhões de brasileiros.

Congemas

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília - DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os 5.570 municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

Por Alderi Dantas, 01/04/2015 às 19:27

0 Comentários:

Postar um comentário