27/05/2015

Assu fecha II ciclo de palestras da indústria cerâmica no RN

No propósito de mostrar as vantagens da utilização e produção das telhas, blocos, tijolos e lajotas produzidas no Rio Grande do Norte, o Sindicato da indústria de Cerâmica para Construção do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN) deu início nesta quarta-feira (27), o II Ciclo de Palestras da Indústria de Cerâmica Vermelha.

O evento voltado para construtores, industriais e profissionais ligados ao setor (arquitetos, engenheiros e consultores ambientais) será realizado ainda nesta quinta-feira (28), nos municípios de São Gonçalo do Amarante, às 9h, e Carnaúba dos Dantas, às 19h. E, no dia 29, às 9h, no município de Assu (escritório do SEBRAE).

Histórico

A indústria cerâmica é responsável pela geração de aproximadamente 15 mil empregos diretos no RN. Também gera empregos indiretos.

O Rio Grande do Norte possui cerca de 186 cerâmicas em atividade. Juntas, as fábricas produzem mensalmente 111.163.000 de peças, sendo 54% telhas, 42% blocos de vedação e 4% outros produtos, o suficiente para atender toda a demanda da construção civil local, como também fornece produtos a outros estados do Nordeste. Para essa produção, as cerâmicas do RN consomem mensalmente 239.561 toneladas de argila e 102.844 metros cúbicos de lenha.

A maioria das empresas está localizada na região do seridó, é de lá que sai a maior parte dos produtos distribuídos dentro e fora do RN. A região Seridó é responsável por 87% das telhas produzidas e por 57% de tudo que é produzido no estado. Ao todo, são três grandes polos de produção: polo Parelhas- Carnaúbas dos Dantas, polo Vale do Açu e polo São Gonçalo

Por Alderi Dantas, 27/05/2015 às 23:48

0 Comentários:

Postar um comentário