14/01/2015

Servidores do TJ/RN aprovam indicativo de greve

Na próxima quarta-feira (21), os servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) cruzam os braços em protesto às medidas de corte de gastos adotadas pela corte. O indicativo de greve foi deliberado nesta quarta-feira (14), em assembleia na praça 7 de setembro (Natal) – no mesmo horário em que o pleno aprovava uma moção de apoio ao presidente Cláudio Santos pela adoção das medidas.

A praça amanheceu o dia com cartazes e discursos inflamados que questionavam a adoção das medidas sem discussão com os servidores.

O atual presidente do TJ-RN assumiu o cargo com 1.920 servidores ativos e outros 364 comissionados. Na semana passada, 231 comissionados que ocupavam cargos de diretores de secretaria foram cortados. O corte foi o primeiro da série de oito medidas administrativas para adequação de gastos com pessoal dentro de um prazo de 60 dias a partir de determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que desencadeou o movimento dos servidores. A Corte também planeja suspender gratificações.

O TJRN afirmou que não tomará, de início, medidas contra a paralisação, como judicialização ou corte de ponto. “Recebemos a notícia informalmente. Esperamos a notificação oficial agora, mas eu lamento, estou apenas cumprindo ordens. Para mim, é uma greve inusitada. Já vi greve por melhoria de salário e contratação, mas uma greve porque o tribunal está cumprindo a lei eu nunca tinha visto”, criticou o desembargador-presidente Cláudio Santos.

Por Alderi Dantas, 14/01/2015 às 17:13

0 Comentários:

Postar um comentário