17/12/2014

“Era uma vez...”, retrata e discute luta pela sobrevivência do jumento

O fotógrafo Marcelo Buainain, 52, dá continuidade ao seu projeto ‘Era uma vez...’ que evidencia a participação histórica do jumento no desenvolvimento humano, especialmente no Nordeste. Envolvendo fotografia, literatura e debates, o projeto foi contemplado com o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, da Fundação Nacional das Artes. A estreia foi deu-se com lançamento de livro e exposição “Era uma vez...o jumento”, na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, onde o fotógrafo mostra a beleza mas também denuncia e retrata os maus-tratos, abandono e risco de extinção do animal. A segunda etapa aconteceu nesta terça-feira, quando o anfitrião reuniu público, autoridades e especialistas para debater o tema, às 18h30, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (Natal).

Participam da mesa Marcelo Buainain (fotógrafo e anfitrião) - “A imersão fotográfica, do litoral ao sertão”; Paulo Bezerra(escritor e médico) - “Pelo Sertão - Contos e histórias sobre o Jumento”; Fernando Viana Nobre (zootecnista e professor) - “História e Cultura: O Jumento no Nordeste Brasileiro”; Eribaldo Gomes Nobre (produtor rural) - “Os Jumentos na Fazenda em Apodi/RN”; Kátia Regina Freire Lopes (engenheira agrônoma, veterinária, sócia fundadora da ONG DNA) - “A Defesa Contra o Abate do Jumento no Brasil” e Eduardo Aparício - “A Experiência da UIPA - União Internacional de Proteção ao Animal no Ceará na implantação do Parque Temático Padre Viera”.

“Depois do que vi, pelas minhas andanças documentando a situação dos jumentos pelo Nordeste, senti ainda mais profundo respeito por esses animais e empatia pela causa. Esperamos que esse trabalho reforce nas pessoas, que se interessam pela causa animal e preservação das espécies, o sentimento de que precisa ser feito algo agora, no presente, para que no futuro eles não se tornem apenas peças de zoológico ou imagens em livros”, explica Buainain.

Os interessados em conhecer o trabalho, a exposição Era uma vez... continua em cartaz no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado (Natal), até o dia 2 de fevereiro de 2015.



Por Alderi Dantas, 17/12/2014 às 06:29 -  Fotos: Marcelo Buainain 

0 Comentários:

Postar um comentário