02/10/2014

Eleições 2014

Eleições de 2014 não vão deixar saudade

Por SYLVIO COSTA - Jornalista, criador do Congresso em Foco

As mais caras da história brasileira e do mundo, as eleições gerais de 2014 ofereceram até aqui poucos motivos para comemorações. O que se vê, sobretudo, são mentiras e mistificações repetidas à exaustão – no horário eleitoral ou fora dele – e a força bruta do dinheiro.

O poder econômico será, mais uma vez, decisivo para a esmagadora maioria dos políticos que sairão vitoriosos das urnas de outubro. E, de novo, o grosso dos recursos de campanha é movimentado ilegalmente, à margem das prestações de contas à Justiça e à sociedade. Um cenário que faz a festa de empreiteiros e políticos corruptos, dos que usam indevidamente a máquina e os recursos do Estado, dos vendedores de favores e outras modalidades de criminosos.

Confira o texto na íntegra AQUI.

Leia também OUTROS TEXTOS sobre a Lei da Ficha Limpa

Últimas

>>> A Polícia Rodoviária Federal deu início à operação 'Eleições 2014' nesta quinta-feira (2). As fiscalizações seguem até a próxima segunda-feira (6), nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte. As BRs 101, 226 (entre Natal e a região Seridó do estado), 304 (entre Natal e Mossoró) e 406 (entre Natal e Macau) receberão reforço no policiamento, com agentes que atuam na área administrativa da PRF.

O objetivo é reforçar o efetivo neste feriadão para oferecer mais segurança a quem vai viajar. A PRF espera coibir diversos crimes previstos em lei, como o tráfico de entorpecentes, o porte ilegal de armas, os crimes eleitorais, especialmente o transporte irregular de eleitores, entre outros.

No âmbito do trânsito, as abordagens também vão ocorrer. Os policiais fiscalizarão a situação dos condutores e passageiros com a Justiça, a embriaguez no volante, as ultrapassagens proibidas e o excesso de velocidade.

*   *   *

>>> A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte publicou, nesta quinta-feira (2), portaria determinando a suspensão da venda de bebidas alcoólicas das 6h às 18h do domingo (5), dia das eleições. A medida é para minimizar a quantidade de problemas com pessoas alcoolizadas durante o processo eleitoral.

Com a determinação, fica suspensa a venda e consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos afins, localizados no Rio Grande do Norte, entre as 6h e 18h do domingo. Há a possibilidade, no entanto, de uma orientação diferenciada determinada pelos juízes eleitorais, nas suas respectivas jurisdições.

Conectado

# “Pode ser apenas uma sensação térmica, mas acho q os institutos de pesquisa seguraram o qto puderam a realidade.”, por xico sá @xicosa

# “Digo a O Globo que a Lei da Ficha Limpa é um passo, mas é do eleitor o papel de recusar voto a corruptos.”, por Márlon Reis @marlonreis

# “Parabéns Maranhão: varrendo do mapa o reinado Sarney e o péssimo candidato dele Lobão Filho”, por Marcelo Tas ‏@MarceloTas

# “Votar é um ato de CIDADANIA dentro da democracia. Vá as urnas e seja um cidadão participativo.”, por setembrocidadao ‏@Setembrocidadao

# “Já decidi em quem irei votar nessas eleições. Vou manter seus nomes guardados para cobrar serviço depois. #soudessas”, por Ioná Costa ‏@Ionah_lp

Zum zum zum

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou 2.671 casos de duplicidade de impressões digitais no banco de dados dos eleitores cadastrados pela biometria. Há casos de uma mesma impressão digital estar registrada em vários cartórios diferentes. O recordista é um eleitor apto a votar mais de 20 vezes. Até a manhã desta quinta-feira,02, já tinha sido passado o pente fino em 67% dos 24 milhões de eleitores que fizeram o cadastramento biométrico. A previsão é de que, até o dia das eleições, 80% do eleitorado que registrou as digitais estará verificado.

Entre as duplicidades, existem casos de má-fé, com eleitores que se cadastraram em mais de um cartório. Os enquadrados nesta situação tiveram todos os registros anulados e estão impedidos de votar no dia 5. Houve também falha humana, em que o operador do sistema clicou na tecla duas vezes por engano, gerando a duplicidade do título. Nesses casos, o cadastro mais recente foi cancelado. A corregedoria do TSE investigará as fraudes cometidas pelos eleitores com a ajuda da Polícia Federal.

As duplicidades de registro foram mais frequentes em Goiás, Amazonas e Alagoas.

Flash


A Procuradoria da República do Rio Grande do Norte tem incentivado a campanha “Não venda seu voto”, com o objetivo principal de estimular o voto consciente. O trabalho é para o eleitor saber que o maior valor do voto, não é financeiro, e sim a possibilidade de participar da democracia, dizendo o que pensa e o que quer para o futuro do Brasil e do nosso Estado. 

Portanto, o dia 5 de outubro está chegando, e a mudança começa agora, começa com você. Seja consciente de que voto não tem preço e denuncie fraudes verificadas.

Por Alderi Dantas, 02/10/2014 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário