18/09/2014

Eleições 2014

O eleitor com gastrite

Trocando ideias na tarde desta quinta-feira (18) um amigo dizia: “Eu já tô é com gastrite dessa eleição...”, e prosseguiu com seu roteiro de coisas que tem afundado no lamaçal deste ciclo eleitoral que vivenciamos. De fato, de missão a política virou profissão. Os políticos se tornaram profissionais e começaram a enxergar a política como escada de ascensão pessoal. Fechando, já quase de saída, meu amigo pinçou a esdrúxula coreografia eleitoral de um cabra da peste com domicilio na cidade do Assu que é a mais desabusada demonstração de como anda povoado o território político. O melhor é que meu amigo é do tipo que mata a cobra e mostra o pau, então, foi me passando as fotos e questionando: “Como pode um camarada colocar o adesivo de um candidato no seu carro e de um outro candidato no portão da sua casa?”.

Sem palavras, deixo a reflexão para o webleitor/eleitor: o que podemos extrair de fatos desta natureza que parecem capazes de causar arrepios e tirar a fé de qualquer cristão do conceito de política e, principalmente, dos políticos?

Últimas

>>> Já está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Guia das Eleições 2014, voltado para orientar os profissionais de imprensa na organização da cobertura das eleições do próximo dia 5 de outubro. Além de trazer as principais datas do Calendário Eleitoral, a publicação faz um histórico da urna eletrônica, da votação com biometria no país, e contém as ementas das resoluções que orientam o processo eleitoral, entre outros dados úteis aos jornalistas.

*  *  *

>>> O eleitorado brasileiro é de 142.783.995 eleitores. O Sudeste abriga 62.066.251, ou 43,47% do eleitorado ; o Nordeste tem 38.218.398 eleitores, ou 26,76% dos votantes ; o Sul tem 21.127.282 eleitores, ou 14,79% dos votantes ; o Norte abriga 10.794.131 eleitores, ou 7,56% dos eleitores e o Centro-Oeste tem 10.240.481, ou 7,17% dos votos. Teremos uma abstenção, votos nulos e brancos em torno de 20%. Façam suas contas, usando os números das últimas pesquisas.

Conectado

# “JN sempre mostrou notícias sobre a fome, quando o BR consegue sair do mapa da fome, desinformam!”, por REGINALDO @reginaldoprates

# “O que a mídia tradicional precisa entender, para não cair no descrédito, é que se ela esconder, a GRANDE REDE vai mostrar.”, por Cezar Alves de Lima @cezaralves

# “Finalmente entendi pQ PIG e oposição diziam que o PT iria tirar o Brasil do mapa... Tirou mesmo. O BRASIL ESTÁ FORA DO MAPA DA FOME. Vivaaa!”, por Joaquim Crispiniano @CrispinianoNeto

# “Em 1976 Ronadl Reagan derrotou Jimmy Carter na eleição presidencial fazendo uma pergunta ao povo americano: Vc está melhor ou pior hj?”, por Miguel Nicolelis ‏@MiguelNicolelis

# “Porra, o cara diz: não vote no rato. Vote no gato. O gato é ele? Kkkkkkkkkkkkkkk”, por Túlio Ratto @TulioRatto

Zum zum zum

A TV Oeste, retransmissora da Rede Globo no oeste da Bahia, passou ao menos um dia veiculando uma imagem congelada do candidato a governador Paulo Souto (DEM) para aparelhos de Bom Jesus da Lapa, que tem 69 mil moradores, e Sítio do Mato, com 13 mil.

Segundo a Rede Bahia, proprietária da TV Oeste que retransmite a emissora na região, uma falha técnica do equipamento receptor de satélite instalado na cidade motivou o congelamento da imagem, que começou na terça-feira (16) e solucionado tão somente na tarde de quarta-feira (17).

Coincidência ou não, Paulo Souto tem como principal cabo eleitoral o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), cuja família é sócia majoritária da Rede Bahia.

Flash



Ignorando os números do período pré-eleitoral, a ex-governadora Vilma de Faria optou por uma candidatura ao Senado. Faltou bom senso? Uns dizem que sim, outros não. Sem querer ser adivinhão, tenho dito: nessa a coisa tá feia. E você, o que diz: ela tira ou não tira o chapéu para Fátima Bezerra?

Por Alderi Dantas, 18/09/2014 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário