07/09/2014

ARTIGO

Sem maquiagem, sem filtro e sem reflexão

Por Nicoly França - Jornalista

Mais um desafio se espalha pela rede do Mark Zuckerberg e, desta vez, a onda é postar fotos sem maquiagem e sem filtro. O que era para ser uma campanha com a hashtag #stopthebeautymadness, virou só uma brincadeira entre amigas, desviando do foco principal e original da campanha.

Antes mesmo da campanha, algumas celebridades haviam exposto seus verdadeiros rostos em ensaios fotográficos. A campanha Stop The Beauty Madness (parem com essa loucura pela beleza) foi criada pela escritora Robin Rice, com a proposta de questionar os padrões de beleza inversamente valorizados pelas mulheres principalmente. Tem tudo explicado no site da campanha.

Algumas garotas resolveram participar da campanha e apareceram nas redes sociais de cara limpa, usando a hashtag #stopthebeautymadness. Depois de postar a foto, a pessoa desafia outras amigas a fazerem o mesmo.

Até aí tudo bem, a causa é importantíssima, mas de repente, a campanha viralizar do jeito errado. Muitas mulheres começaram a participar apenas por participar, como uma brincadeira, sem nem mesmo citar a hashtag #stopthebeautymadness. Vemos também algumas meninas com vergonha de participar e “pagando” maquiagem para quem a desafiou e até mesmo crianças participando. Esse, com certeza, não é o propósito de uma campanha tão importante como essa.

Essa campanha lembra muito o que aconteceu há algumas semanas atrás, quando o #icebucketchallenge (desafio do balde com gelo) repercutiu nas redes sociais. A campanha arrecadou milhões para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), mas por outro lado, muitas pessoas participaram apenas pela brincadeira, nem sequer citavam a doença, não faziam ideia do que se tratava e também não faziam nenhuma doação.

Essa onda de participar apenas por participar, de desafiar os amigos a pagar algo caso não participem, de postar porque está na moda, de não procurar saber mais sobre o que se trata as campanhas e de apenas reproduzir correntes não faz sentido.

As mulheres devem sim parar com essa paranoia de beleza, mas para isso não adianta postar uma imagem sem maquiagem na internet, só porque foi obrigada pela amiga. Debates importantes devem ser levantados pela mídia, pois doenças relacionadas com a obsessão pela beleza estão matando pessoas, a causa é muito séria.

Ao invés de postar foto sem maquiagem, saia de casa sem maquiagem ou do jeito que você se sentir bem e bonita, admire-se do jeito que você é! Não adianta postar foto sem maquiagem, sendo que você fez isso obrigada, ficou com vergonha e sente-se feia. A escritora Robin Rice está de parabéns pela iniciativa e as pessoas que estão participando de verdade também, esperamos que as pessoas não desviem mais o foco da campanha e realmente se conscientizem pela causa, e PAREM COM ESSA LOUCURA PELA BELEZA!


Postado em 07/09/2014 às 21:00 -  Artigo publicado originalmente no http://quaserelativo.com.br 

0 Comentários:

Postar um comentário