21/08/2014

Total de devedores bate novo recorde no Brasil

O aumento do endividamento das famílias e o descontrole ao assumir novas dívidas levaram o número de inadimplentes – ou seja, de consumidores com dívidas em atraso - a bater recorde em 2014, no país. Até o início de agosto, 57 milhões de pessoas estavam nessa situação. No mesmo período de 2013, o número estava em 55 milhões e, em 2012 estava em 52 milhões, segundo levantamento da Serasa Experian.

A instituição aponta outras duas causas para o acréscimo do número de inadimplentes: o parcelamento de compras com juros elevados (como de imóveis e carros) e altas taxas cobradas pelo uso do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito.

O estudo revela também que 60% dos endividados têm contas atrasadas que superam toda a renda mensal. Outro dado aponta que 53% das pessoas com dívidas possuem até duas contas não pagas no prazo.

Para o superintendente de Informações sobre Consumidores da Serasa Experian, Vander Nagata, a tendência crônica ao descontrole deve ser combatida com educação financeira, transformando o conhecimento básico sobre educação financeira em comportamento consciente, evitando a compra por impulso ou para ostentação. “

Por Alderi Dantas, 21/08/2014 às 16:30

0 Comentários:

Postar um comentário