15/07/2014

Secretaria de Saúde do Assu promove trabalho de conscientização no Dia do Homem

Nesta terça-feira, 15 de julho, o Brasil comemora o Dia Internacional do Homem e a prefeitura do Assu por meio da secretaria municipal de Saúde vai lembrar a data com um alerta na forma de mensagem distribuída nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no objetivo de chamar atenção para saúde do homem, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino.

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados de saúde e realizar preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas.
Sendo assim, a secretaria municipal de Saúde busca conscientizar a população masculina, principalmente, na faixa etária entre 20 e 59 anos a procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Já a partir dos 35 anos, deve se iniciar uma rotina bem maior, que vai além da ida ao Urologista, a realização de exames de acompanhamento da saúde como o hemograma completo, lipidograma completo, exame de urina (EAS) e ultrassonografia de vias urinárias.
Por mais clichê que pareça, a prevenção faz todo sentido quando o assunto é saúde. Esse cuidado também se aplica no caso dos homens, e é preciso encontrar tempo entre um compromisso e outro para ir ao serviço de saúde.
Mas quando se trata de prevenção, não basta somente ir a unidade de saúde, tem que haver mudanças de hábitos. Sendo assim, evitar cigarro e álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável e programar um tempo para as atividades físicas, também fazem parte de uma atitude preventiva.

Veja os principais exames para o check-up masculino:
Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina;
Avaliação de calcificação em coronária;
Função hepática;
Ácido úrico;
Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA;
Câncer de cólon: colonoscopia;
Função pulmonar, indicada aos fumantes;
Raio X de tórax para avaliar os órgãos sólidos

Por Alderi Dantas, 15/07/2014 às 07:18

0 Comentários:

Postar um comentário