16/05/2014

Artista assuense expõe na Pinacoteca Potiguar

O artista plástico assuense Wagner di Oliveira estará em exposição na Estação Verão 2014, na Pinacoteca Potiguar, em Natal, a partir do dia 06 de junho, às 19h. Intitulada Sertão Encantado, a mostra reunirá 15 trabalhos em óleo sobre tela, pastel sobre canson, acrílica sobre tela e grafite sobre canson, ficando em exposição durante um mês.

Já no dia 05 de junho, às 19h, o artista assuense participa da mostra coletiva intitulada “III Expo Futebol e Arte - Copa 2014”, no Bardallo’s, localizado na Cidade Alta, em Natal.

Wagner di Oliveira é pintor autodidata, filho do pintor e músico Barrinha. A aprendizagem começou aos sete anos, entre revistas de arte e livros de pinturas de Leonardo da Vinci, Monet, Picasso e Van Gogh. Tanta admiração pelos mestres fez o artista tentar vender pequenas histórias ilustradas em folha de ofício na escola.

Por isso mesmo a principal influência não veio do universo pictórico e sim dos quadrinhos dos anos 1980, notadamente Mozart Couto, Eugênio Colonnese, Edmundo Rodrigues e Flavio Colin. Naquela época, era apaixonado por gibis e começou a absorver as técnicas desses quadrinistas.

“Quando comecei a pintar tinha umas seis bisnagas com cores diferentes, mas nenhuma delas era da cor de pele, então resolvi usar o marrom e pintar uma linda negra. Se você pegar as mulheres de Mozart Couto, transformá-las em mulatas, e as colocar em uma tela, vem logo a comparação com Di Cavalcanti”, diz o artista.

A primeira exposição de Wagner de Oliveira foi no evento cultural AssuMix, em 2004. Expôs em festas, quermeses e feiras de negócios de Assu. Em 2005 mostra o valor da sua obra na Caixa Econômica. No mesmo ano, realiza cinco exposições durante o movimento Arte em Toda Parte. Assim, o artista comemora 10 anos nesse ano.

Por Alderi Dantas, 16/05/2014 às 23:44

1 Comentários:

  1. Estou muito feliz com o merecido alcance do trabalho de Wagner. Parabéns!
    A matéria está ótima, Alderi.

    Abraço.

    ResponderExcluir