15/12/2013

Bloco de notas


Publicado aos Sábados

Atentado

A Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, nominada “Comissão Vladimir Herzog”, presidida pelo vereador Gilberto Natalini (PV), apresentou na semana passada mais de 90 indícios, evidências e provas de que o ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, não sofrera apenas um acidente de carro que o vitimou em 22 de agosto de 1976, na Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro.

Jornalismo profissional

No jornalismo do século 21, como no do século anterior, a notícia exclusiva e relevante, o chamado furo, é resultado de técnica e trabalho profissional. É o que mostra o levantamento feito pela Folha de São Paulo, destacando que das 15 notícias de maior impacto, no Brasil e no mundo, na última década, todas são fruto do jornalismo profissional.

Aparelhos perdidos ou roubados

O Google lançou nesta quarta-feira (11) o Gerenciador de dispositivos Android, um aplicativo para localizar smartphones e tablets perdidos ou roubados.

Similar ao Buscar iPhone, da Apple, o Gerenciador de dispositivos Android mostra a localização dos aparelhos do usuário em um mapa e permite redefinir o PIN da tela de bloqueio e limpar todos os dados dos dispositivos.

O serviço também pode ser usado na web, em google.com/android/devicemanager.

“Natal por Canindé Soares”

O fotógrafo Canindé Soares comemora o sucesso de vendas da segunda edição do livro “Natal por Canindé Soares”, que alcançou a marca histórica de mais de 2 mil livros vendidos antecipadamente. O lançamento ocorreu na ultima quinta-feira (12), no LUDOVICUS – Instituto Câmara Cascudo, Casa de Câmara Cascudo, como é conhecido a instituição, em Natal. 

Com 104 páginas e 86 fotografias, além de textos de escritores como Diógenes da Cunha Lima, Vicente Serejo, Luís da Câmara Cascudo, Pedrinho Mendes, Cassiano Arruda Câmara, Manoel Onofre Júnior, Anna Maria Cascudo Barreto, Flávio Rezende e Elias Medeiros, esta edição foi viabilizada através de parcerias com amigos, empresas e instituições, que tiveram no livro uma página com seus nomes.

Consulta pública

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) lançou uma consulta pública eletrônica para que qualquer cidadão possa sugerir melhorias na atuação da instituição. O formulário da consulta está disponível através do link http://www.prrn.mpf.mp.br/transparencia/consulta-publica e permanecerá acessível até o dia 30 próximo.

Em fevereiro, o MPF divulgará quais os encaminhamentos irá adotar em decorrência das iniciativas sugeridas pelos participantes.

Devolução 

A Receita Federal acabou atrasando o processamento da restituição do Imposto de Renda do último lote de 2013. A consulta e o saque no banco para 467.825 contribuintes, num total de R$ 500 milhões estarão liberados nesta segunda-feira (16). A outra parte - 1.714.083 contribuintes - vai ter que esperar até sexta-feira (20), para receber o dinheiro.

A consulta inclui também lotes residuais dos anos de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

Não ao cigarro

O consumo de cigarro no Brasil caiu 20% entre 2006 e 2012, apontam dados do 2º levantamento nacional de Álcool e drogas, sobre o uso do tabaco, realizado pela universidade Federal de são Paulo (Unifesp). De acordo com a pesquisa, 19,3% da população se declarou fumante na sondagem realizada em 2006. No ano passado, o índice caiu para 15,6%. A queda entre os adolescentes foi ainda maior. No período analisado, o porcentual de menores entre 14 e 18 anos que fumam passou de 6,2% para 3,4%.

Apesar da queda geral no uso do cigarro, o índice de fumantes na população mais rica do país elevou o consumo de cigarros em 110%, entre 2006 e 2012. Em 2006, 5,2% desse grupo se declarava fumante. Em 2012, esse número passou para 10,9%.

Suposta irregularidade no TRE/RN

De acordo com reportagem de Maria da Guia Dantas, publicada neste domingo (15) na Tribuna do Norte, um processo licitatório em curso no Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN) para criação e manutenção de uma rede de comunicação multimídia foi suspenso, devido a uma irregularidade, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Orçado até o limite de R$ 25 milhões (valor superestimado para o caso da ampliação dos serviços em três anos e elevação em até três vezes da velocidade da internet), o certame virou caso de Justiça. Isso ocorreu após a suspeita, por uma das empresas participantes da concorrência, de alteração no resultado final do processo.

Acesse a notícia completa AQUI.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Claus Miller: "Quando é necessário mudar? Antes que seja necessário."

Por Alderi Dantas, 15/12/2013 às 09:00 - Excepcionalmente, o 'Bloco de notas' é publicado neste domingo

0 Comentários:

Postar um comentário