10/11/2013

# Dica da SEMANA


'Novembro Azul', tempo de atenção à saúde do homem 

Depois do ‘Outubro Rosa’, que destaca os cuidados que devem ser tomados para a prevenção do câncer de mama e a saúde feminina em geral, chegou o ‘Novembro Azul’, campanha que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza em todo o país, a fim de orientar a população masculina para a saúde dos homens, sobretudo para a importância do exame do toque retal e do PSA para diagnóstico do câncer de próstata, doença que no Rio Grande do Norte alcança uma taxa bruta de 46,98 em cada 100 mil homens. 

O presidente da seccional da SBU no Rio Grande do Norte, urologista José Hipólito Dantas Júnior, explica que esse tipo de campanha vem sendo feito há cerca de três anos, mas no Estado é a primeira vez que ocorre, com o apoio à política de saúde do homem: “Uma constatação através de estudos do próprio Ministério da Saúde, mostra que o homem vai menos ao médico, previne-se menos, faz menos exames do que a mulher”.

Esse quadro deve-se a uma série de fatores e terminam levando o homem a cuidar menos da saúde. “Existe a questão do preconceito, o medo de adoecer, o medo de encontrar uma doença e ficar debilitado, o de não prover a subsistência e questões de âmbito psicológico que envolve essas dificuldades”, afirma o urologista.

José Hipólito, assegura porém que o preconceito vem diminuindo cada vez mais, principalmente por causa de campanhas como a desenvolvida este mês, de promoção à saúde do homem. A mulher e a família também se envolve com essa mudança de comportamento do homem, levando-os às consultas não somente relacionadas ao aparelho reprodutor e urinário, mas preventivas de outras doenças, como a hipertensão arterial, dosagem de taxa de açúcar no sangue, taxas de colesterol, triglicérides e a parte cardíaca e psiquiátrica, principalmente.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde a doença está na segunda posição no ranking das doenças mais comuns entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele que acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos.

Além dos exames de toque retal e de sangue para dosagem do PSA, o Ministério da Saúde recomenda uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico, ações que irão contribuir para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer.

No Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), o atendimento e diagnóstico do câncer de próstata é considerado de excelência. Segundo o presidente da SBU-RN, urologista José Hipólito Dantas Júnior, o Huol desenvolve técnicas avançadas de tratamento, como a cirurgia laparoscópica, com apenas duas pequenas incisões no abdome do paciente para a introdução de cateteres para realizar a raspagem ou retirada da glândula, normalmente do tamanho de um limão. A vantagem é que esse tipo de cirurgia é bem menos invasiva do que a cirurgia convencional com maior corte no abdome da pessoa. Para ele, o SUS precisa de mais especialistas, principalmente na rede pública do interior, razão pela qual a SBU pleiteia a criação de centros de saúde masculina em polos regionais.

SAIBA MAIS...

O CÂNCER DE PRÓSTATA

Muitas vezes a doença em 80% dos casos encontra-se na zona periférica da próstata e não na zona central, onde a doença presente é a hiperplasia prostática benigna, uma outra situação muito comum nos homens.

O QUE É A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula do tamanho de um limão, que ajuda na produção do esperma, produz líquidos seminais, armazenados numa vesícula seminal e junto com os espermatozóides que vêm dos testículos formam o sêmen. Na hora da ejaculação a próstata também é importante porque fecha a saída da bexiga para que o esperma saia pela uretra.

EXAMES RETAL/PSA

Pensa-se que o PSA elimina o toque retal, as duas coisas são necessárias e um exame complementa o outro. Se as duas coisas têm alguma alteração, e o médico constata isso, é necessário se fazer exame de biopsia para confirmação do diagnóstico. O PSA é uma dosagem de uma proteína no sangue, que nas situações de câncer, vai estar em níveis mais elevados. Cabe uma interpretação de um especialista saber se há alteração significativa ou não e se há suspeição de um câncer.

CIRURGIA

Somente para casos iniciais, com a retirada da glândula para que não se desenvolva a doença.

Postado em 10/11/2013 às 07:00 - Com informações da Tribuna do Norte 

0 Comentários:

Postar um comentário