01/10/2013

Outubro de luta contra o câncer de mama

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de dez anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. No Rio Grande do Norte, as ações nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença serão realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.

O objetivo de cada ação promovida pelo Outubro Rosa e pelos colaboradores é chamar a atenção das mulheres para a doença, incentivando diagnósticos cada vez mais precoces por meio de exames específicos como a mamografia e o autoexame. Quando identificado precocemente, em estágios iniciais, o prognóstico se torna mais favorável assim como as chances de cura. Em geral, o câncer de mama não tem uma causa única, mas há alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença, como:

- Aumento da idade;

- Menarca (primeira menstruação) precoce ;

- Menopausa tardia;

- Nunca ter engravidado;

- Ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos;

- Histórico de câncer de mama na família;

- Excesso de peso;

- Alto consumo de álcool;


Mas, independente dos fatores de risco, a mulher precisa ter a consciência da necessidade de se prevenir. Uma forma de estar sempre de olho do desenvolvimento de possíveis nódulos ou tumores é marcar o exame da mamografia anualmente, pois esse é o único exame capaz de detectar tumores menores do que um centímetro. Com esse tamanho ainda não é possível identificar o nódulo com a mão. Apesar disso, é importante fazer uma averiguação em casa após o banho.

Do blog: No Rio Grande do Norte, um total de 160 mulheres morrem por ano vítimas do câncer de mama e não será o fato dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) utilizarem braçadeiras na cor rosa durante os plantões, iluminação de prédios históricos na cor rosa e caminhadas – como anuncia a assessoria do Governo do Estado – que irá resolver o problema. Os hospitais e postos de saúde precisam oferecer conforme a lei o exame de mamografia.

Por Alderi Dantas, 1/10/2013 às 09:29

0 Comentários:

Postar um comentário