03/08/2013

Agosto da Alegria segue até dia 31 com diversidade de eventos culturais

A terceira edição do projeto Agosto da Alegria, espécie de festival multicultural promovido pela Fundação José Augusto em parceria com diversas secretarias do governo Estadual como a de Educação e de Trabalho e Assistência Social, iniciou suas atividades na última quinta-feira (1º) com o fórum nacional de gestores; abertura de exposições na Pinacoteca do Estado; e concerto da Orquestra Sinfônica do RN no Teatro Alberto Maranhão.

Na programação do evento, que se estende durante todo o mês de agosto de forma descentralizada, merecem atenção do público a Mostra Nordeste de Artes Visuais (MinC/NE e Funarte) e a coletiva do 3º Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro. O salão, criado com a intenção de incentivar, reconhecer e divulgar trabalhos de artistas nordestinos, reúne cerca de 30 obras em três categorias: objetos de arte popular, escultura e pintura, frutos do III Prêmio Salão de Arte Chico Santeiro que contou com a inscrição de 38 pinturas, 13 esculturas e 29 objetos da arte popular de artistas do RN e dos estados de Pernambuco e Bahia.

Apesar do caráter regional, os potiguares ficaram com os primeiros prêmios: na categoria pintura o escolhido foi Wagner de Oliveira, de Assu; José Fernandes Soares de Assis, de Santa Cruz, ficou em primeiro no segmento escultura; e Zé de China (José de Daniel), de Major Sales, ganhou o prêmio principal em objeto de arte popular. Outro artista assuense classificado entre os dez primeiros na categoria pintura foi Gilvan Lopes.

As obras serão expostas na Pinacoteca Potiguar e permanecerá aberto à visitação até o dia 6 de setembro de 2013, das 8h às 18h, exceto às segundas.

Por Alderi Dantas, 3/08/2013 às 23:00

0 Comentários:

Postar um comentário