28/02/2013

Bento 16 será chamado de 'papa emérito'

O papa continuará sendo chamado Sua Santidade Bento 16 e terá o título de "papa emérito" ou "pontífice romano emérito", informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Ainda nesta quinta-feira (28), Bento 16 se reunirá com cardeais – muitos dos quais com direito a voto no próximo conclave. Às 17h (13h em Brasília), ele embarca de helicóptero para a residência de verão, numa viagem de 15 minutos.

Lá, fará uma aparição na janela do palácio pontifício, para saudar moradores e admiradores que se reunirem na pequena praça do local. Será sua última aparição como papa.

Às 20h (hora local, 16h em Brasília), os membros da Guarda Suíça que atuam como sentinelas na residência irão embora marchando, num sinal de que o trono pontifício está vago.

Bento 16 continuará em Castelgandolfo até abril, quando deve terminar a reforma do monastério onde ele irá morar, dentro do Vaticano.

Na sexta-feira (1º de março), em Roma, os cardeais começam a se reunir para as chamadas "congregações gerais", reuniões preparatórias do conclave.

Segundo as agências de noticias, aparentemente, o objetivo do Vaticano é que o novo papa seja eleito até meados de março e entronizado antes do Domingo de Ramos, em 24 de março, de modo a poder comandar as cerimônias da Semana Santa.


Por Alderi Dantas, 28/02/2013 às 00:09

0 Comentários:

Postar um comentário