23/11/2022

Fiscais do trabalho resgatam 30 trabalhadores em situação análoga à escravidão na região de Mossoró

Mais de 30 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em atividades de extração de folhas, pó da carnaúba, pedras paralelepípedos e de sal marinho, na região de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

 
De acordo com o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), coordenado por auditores-fiscais do trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), a operação iniciada no último dia 15 de novembro, verificou dez estabelecimentos, sendo, duas frentes de trabalho em áreas de Carnaúba, na cidade de Upanema; uma pedreira, na cidade de Felipe Guerra; duas salinas, na cidade de Grossos; além de quatro caieiras, na cidade de Governador Dix Sept Rosado.

Em quatro desses estabelecimentos, foram constatados operários em condições análogas às de escravos. 20 trabalhadores foram resgatados em áreas com Carnaúba, 4 trabalhadores na pedreira e 6 na salina.

A auditora-fiscal do trabalho Gislene Stacholski, que coordena o GEFM, informou que os responsáveis foram notificados a regularizar o vínculo dos trabalhos irregulares encontrados e quitar as verbas rescisórias dos empregados resgatados, Eles terão ainda que recolher o FGTS e as contribuições sociais previstas de todos os trabalhadores.

Os 30 (trinta) empregados resgatados terão direito a três parcelas de seguro-desemprego especial de trabalhador resgatado e foram encaminhados ao órgão municipal de assistência social de suas cidades, para atendimento prioritário aos trabalhadores resgatados.

- O blog também está no Instagram 

Por Alderi Dantas, 23/11/2022 às 06:44

0 Comentários:

Postar um comentário