02/07/2021

Brasil pode ter aplicado 26 mil vacinas vencidas da AstraZeneca; Assu 3 doses

Pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca vencidas podem ter sido aplicadas no Brasil. A informação foi revelada em reportagem de Estêvão Gamba e Sabine Righetti, da Folha de S. Paulo e constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.

Ao todo, são oito lotes da vacina AstraZeneca que foram importados ou adquiridos por meio de consórcio. Um dos lotes expirou em 29 de março e o que está fora da validade há menos tempo venceu em 4 de junho. O prazo de vencimento do imunizante é de 6 meses após a fabricação.
Até a data, foram aplicadas 25.935 doses vencidas. Entre os oito lotes, quatro eram do Instituto Serum, da Índia, e os outros quatro da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas. As vacinas foram distribuídas entre janeiro e março pelo governo federal, antes do vencimento. Entre as vacinas expiradas não estão aquelas produzidas pela Fiocruz.

No total, o PNI repassou 3,9 milhões de doses e 140 mil não foram usadas até o prazo de validade. Entre elas, quase 26 mil foram usadas após o vencimento. Há, ainda, 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas quando já estavam com o prazo de validade vencido. Ainda não se sabe se foram descartadas ou se estão sendo aplicadas.

Entre as doses expiradas aplicadas, 70% correspondiam a um mesmo lote do Instituto Serum, o “4120Z005”, vencido em 14 de abril.

As doses fora do prazo de validade podem comprometer a proteção das pessoas que receberam o imunizante. As vacinas foram aplicadas em postos de saúde em todo o Brasil, em 1.532 municípios brasileiros. Segundo os dados apurados pela Folha, em Assu (RN), 3 pessoas foram imunizadas com a primeira dose da AstraZeneca fora da validade.



Por Alderi Dantas, 2/07/2021 às 14:51

0 Comentários:

Postar um comentário