19/05/2021

Ministro de Bolsonaro, presidente do Ibama e outros nove agentes públicos são alvos de operação que investiga exportação ilegal de madeira

O ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles (Meio Ambiente), é alvo de uma operação comandada pela Polícia Federal (PF) com aval do STF nesta quarta-feira (19) que investiga exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa. Eduardo Bim, presidente do Ibama, também é alvo da ação.

Ao todo, são 35 mandados de busca e apreensão. O ministro do Meio Ambiente teve, ainda conforme apuração do Portal G1, seu sigilo fiscal e bancário quebrado.

Endereços do ministro em São Paulo, Brasília e no Pará, onde ele montou um gabinete, seriam os locais buscados pela ação da PF.

Além de buscas, o magistrado determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos que ocupavam cargos no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Criticado mundialmente por sua gestão ambiental, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) 'bancou' inúmeras vezes em público Salles no Ministério do Meio Ambiente.

Segundo a PF, as apurações contaram com auxílio de "autoridades estrangeiras" que miravam um "possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".

Suspensão de despacho

O STF determinou também que seja suspensa imediatamente a aplicação de um despacho, de fevereiro de 2020, que autoriza a exportação de produtos florestais sem a necessidade de autorizações prévias.

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", informou a PF ainda de acordo com o G1.

Por Alderi Dantas 19/05/2021 às 07:54 - Com informações do Portal G1 - Foto: Reprodução/Instagram

0 Comentários:

Postar um comentário