20/04/2020

Ministro de Bolsonaro ignora eleição e nomeia filiado do PSL como reitor no IFRN

O ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, nomeou o servidor Josué de Oliveira Moreira, filiado ao PSL, como reitor Pro Tempore (temporário) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A decisão evidencia mais uma tentativa de emparelhamento político das instituições públicas de ensino do país, já que Moreira não concorreu às eleições para o cargo no fim do ano passado.

As eleições do IFRN aconteceram em dezembro. Weintraub, no entanto, ignorou o fato de que o professor José Arnóbio de Araújo Filho, atual diretor geral do campus do IFRN Central, foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa, com 42,26%.

O reitor momeado é médico veterinário e professor do campus de Ipanguaçu da instituição. Ele foi candidato à Prefeitura de Mossoró em 2016 pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e teve  1,04% dos votos válidos. Em 2018, Josué se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), a então legenda do presidente Jair Bolsonaro.

Por Alderi Dantas, 20/04/2020 às 13:44

0 Comentários:

Postar um comentário