04/04/2020

Coronavírus caminha para “aceleração descontrolada” em São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas e Distrito Federal

O mais recente desenho da epidemia de coronavírus no Brasil feito pelo Ministério da Saúde indica que o país enfrenta neste momento um risco nacional “muito alto” pelo novo coronavírus. Se de uma maneira geral o Brasil ainda vive a fase inicial de transmissão da Covid-19, ao menos quatro Estados ―São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas― e o Distrito Federal estão na iminência de entrar na fase mais dura da epidemia: a de aceleração descontrolada da doença, quando há espiral de casos e grande sobrecarga do sistema de saúde.

O alerta feito pelas autoridades do ministério parte do cálculo de uma alta incidência da infecção em relação a população desses locais, um dado que supera a taxa nacional. E se soma aos gargalos estruturais que o país vem enfrentando na sua corrida contra o tempo para expandir o sistema de saúde antes da chegada da fase mais aguda da doença.

No boletim que o Ministério da Saúde publicou neste sábado (4), a pasta avalia os riscos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e traça um panorama duro sobre a capacidade brasileira para lidar com a fase mais aguda da epidemia neste momento: o país enfrenta carência de médicos, os leitos hospitalares ainda não chegaram a um número suficiente para uma fase aguda, não há fornecedores de equipamentos e de testes para ampliar significativamente a capacidade de testagem nos próximos 15 dias.

Por Alderi Dantas, 4/04/2020 às 13:48

0 Comentários:

Postar um comentário