30/03/2020

Professores da UFRN orientam como evitar compartilhamento de fake news

Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um áudio atribuído ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e ainda um imagem mostrando uma vacina para prevenir o coronavírus. Em um quadro social complexo como o da pandemia do Covid-19, a internet mais uma vez é terreno fértil – e perigoso – para surgimento e proliferação de notícias falsas sobre o vírus. Atentos a essa questão, professores da UFRN atuam e dão orientações para evitar as notícias falsas, ou fake news, que circulam principalmente em redes sociais.

Para a professora Socorro Veloso, do Departamento de Comunicação da UFRN, a primeira indicação ao se receber uma notícia ou vídeo nas redes sociais que tenha origem duvidosa é checar as informações em canais oficiais, como sites de órgãos públicos, portais e jornais de notícias. “Se identificar que é uma notícia falsa dê um alerta, com gentileza, a pessoa que disseminou o material e no grupo onde recebeu o conteúdo, para que a informação falsa não seja repassada”, orienta.

A docente ressalta que não é preciso ser jornalista ou da área da comunicação para fazer isso e acrescenta que é um compromisso social combater a disseminação de notícias falsas.

Leia AQUI na íntegra as orientações dos professores sobre combate as notícias falsas, ou fake news.

Postado em 30/03/2020 às 05:48

0 Comentários:

Postar um comentário